Tribunal de Justiça

Presidente José Arthur Filho recebe visita do professor e jurista Eugênio Zaffaroni

Publicados

em

Not---Presidente-recebe-visita-do-prof-Eugenio-Raul-Zaffaroni.jpg
O presidente José Arthur Filho recebeu a visita do professor e jurista argentino Eugênio Zaffaroni (ao centro e de branco) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quarta-feira (18/10) a visita do jurista e professor argentino Eugênio Raúl Zaffaroni. Ex-ministro da Suprema Corte Argentina e atual juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Zaffaroni foi homenageado na terça-feira (17/10) com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde proferiu palestra sobre a história dos direitos humanos.

O presidente José Arthur Filho disse ser uma grande honra para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) receber uma visita tão ilustre e de renome internacional na área do Direito. “O professor Zaffaroni é um jurista conhecido em todo o mundo e que proferiu uma belíssima palestra na Faculdade de Direito da UFMG. Hoje está aqui no TJMG nos abraçando, o que é motivo de muita significação”, afirmou o presidente José Arthur Filho.

Esta é a segunda vez que o professor e jurista Eugênio Raúl Zaffaroni visita Belo Horizonte. A primeira, segundo ele, foi há 20 anos, quando esteve com o também professor e jurista especializado na área criminal José Henrique Pierangelli, falecido em 2012.

Leia Também:  Cantor Bruno França foi atração do Intervalo Cultural desta sexta-feira (7/7)

“Retornar a Belo Horizonte é uma grande alegria, principalmente por ter sido homenageado com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da UFMG, uma instituição que revelou grandes juristas para o Brasil”, frisou o professor argentino.

Para ele, a visita ao Tribunal de Justiça foi de grande relevância, pois teve a oportunidade de trocar ideias e informações com os colegas do Direito. “Percebi que todos possuem uma visão muito humanista do direito, o que é de extrema importância”, acrescentou. Durante a visita, o professor foi ciceroneado pelo desembargador Enéas Xavier.

Not---Presidente-recebe-visita-do-prof-Eugenio-Raul-Zaffaroni1.jpg
O presidente José Arthur Filho pôde trocar informações sobre o Direito com o professor Eugênio Zaffaroni (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Presenças

Participaram do encontro, além do presidente José Arthur Filho, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Marcos Lincoln; os desembargadores do TJMG Marcelo Pereira da Silva, Marcos Flávio Lucas Padula, Enéas Xavier, Reinaldo Kennedy, Rui de Almeida Magalhães, Mônica Libânio e Shirley Fenzi Bertão; o juiz convocado José Maurício Cantarino Villela; e o promotor aposentado Joaquim Miranda.

Leia Também:  GMF se reúne com secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

O professor Eugênio Raúl Zaffaroni estava acompanhado do promotor aposentado e advogado Javier Baños e do assessor Alejandro Guilleume.

Trajetória

Eugenio Raúl Zaffaroni nasceu em Buenos Aires em 1940. Foi ministro da Suprema Corte Argentina de 2003 a 2014 e, desde 2015, é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Professor emérito e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires. É também doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Ceará, pela Universidade Católica de Brasília e pelo Centro Universitário Fieo. É vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal.

Suas teorias são amplamente difundidas no Brasil, tendo publicado livros em português. Seus principais coautores no Brasil são os professores José Henrique Pierangelli, Nilo Batista e Ílison Santos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe integrantes de listas tríplices para vagas no TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA