Tribunal de Justiça
Presidentes de Tribunais de Justiça recebem medalha em homenagem às cortes sesquicentenárias


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (15/3), da entrega de medalhas comemorativas do sesquicentenário das sete cortes estaduais criadas por meio do Decreto Imperial 2.342, de Dom Pedro II, em 1873. Um evento para agraciamento dos homenageados foi realizado durante o X Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), no Rio de Janeiro.
As medalhas foram cunhadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com as sete cortes estaduais que comemoraram, em 2023, os 150 anos de criação: Pará, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
O presidente José Arthur Filho, agraciado com a honraria anteriormente, em solenidade realizada em Ouro Preto, foi o portador das medalhas comemorativas. Na quinta-feira (14/3), durante o Encontro, entregou a insígnia ao vice-presidente do TJRJ, desembargador Caetano Ernesto.

Nesta sexta-feira (15/3), foi agraciado o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que também participou do Consepre. Ele recebeu a honraria das mãos do presidente do TJGO e do Conselho, desembargador Carlos França. Também participaram da entrega o presidente José Arthur Filho e o presidente do TJRJ e vice-presidente de Relações Institucionais do Consepre, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Na sequência, o ministro Barroso entregou as medalhas aos representantes dos demais Tribunais de Justiça que completaram o sesquicentenário.
Foram condecorados o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; a presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva; a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos; o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás e presidente do Consepre, desembargador Carlos Alberto França; o presidente do TJGO, desembargador Carlos França; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto; e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia.
Em seu pronunciamento, o presidente José Arthur Filho falou sobre a importância da consciência como forma de preservar a história dos sete tribunais de justiça criados há 150 anos, fato que mobilizou esforços para elaborar uma extensa programação com o objetivo de comemorar o sesquicentenário de suas Segundas Instâncias.

“O surgimento dos novos tribunais da relação foi considerado medida necessária e modernizadora, capaz de democratizar o acesso à instância recursal aos jurisdicionados daquelas localidades, com a vantagem de encurtar consideravelmente o tempo de tramitação dos processos. Afinal, até então, os recursos oriundos dessas províncias eram apreciados pelos Tribunais da Relação da Bahia, do Rio de Janeiro, do Maranhão ou de Pernambuco, que lá chegavam por meio de precárias estradas, em lombos de cavalos, para depois regressarem aos foros de origem”, afirmou.
Ele também disse que a medalha comemorativa foi idealizada durante o 6º Encontro do Consepre, sediado em Belo Horizonte, em fevereiro do ano passado, iniciativa abraçada por todos os tribunais sesquicentenários. “Além de perpetuar as celebrações em torno da data, a medalha representa o símbolo da união das sete Cortes, que compartilham uma origem comum”, ressaltou.
O presidente José Arthur Filho agradeceu a cada um dos presidentes das Cortes estaduais sesquicentenárias presentes na solenidade, citando nominalmente todos os homenageados.
“Ao anfitrião deste encontro, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, meu muito obrigado pela acolhedora recepção. Na pessoa dele, estendo minhas saudações a cada um dos presidentes dos Tribunais de todo o País, aqui reunidos: são homens e mulheres que decidiram abraçar os desafios do seu tempo, enfrentando a colossal tarefa de aperfeiçoar o Poder Judiciário”, concluiu.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor