Tribunal de Justiça

Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG recebeu a visita de quase 7 mil alunos em 2023

Publicados

em

Not-4---Conhecendo-o-Judiciario---Cruz-Vermelha.jpg
Em 2023, o Conhecendo o Judiciário recebeu a visita de quase 7 mil estudantes ( Crédito : Gláucia Rodrigues )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, nesta sexta-feira (15/12), a última edição de 2023 do Programa Conhecendo o Judiciário, com a visita de 20 estudantes de Direito do Centro Universitário UNA Linha Verde ao Edifício-Sede do TJMG. Este ano, o programa recebeu 6.767 estudantes, em 85 visitas orientadas. Foram proferidas 19 palestras de juízes em escolas, para 5.052 alunos, além da visita de 130 idosos, como parte do TJ Sênior, que atende pessoas com mais de 60 anos.

Idealizado e coordenado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG, o Conhecendo o Judiciário – institucionalizado pela Portaria nº 2.176/2008 do TJMG – é um programa de relacionamento com a sociedade que promove, regularmente, diversas atividades para apresentação da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário. Desde a sua criação em 1999, 167.156 pessoas foram atendidas pelo programa, que está presente em 78 comarcas do Estado.

Noticia_Relatorio_Conhecendo_v2.png
Balanço do volume de participações do Programa Conhecendo o Judiciário de 1999 a 2023 (Crédito: Copub/TJMG)

O superintendente de Comunicação Institucional do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, ressaltou a importância do programa: “O Conhecendo o Judiciário é o cartão de visita do Poder Judiciário mineiro. Seu lançamento oficial foi em fevereiro de 1999, pelo então presidente, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins. Desde então, estamos cumprindo com nosso papel. As ações do programa, nos seus diversos projetos, são coordenadas pela Dircom, por meio da Coordenação de Relações Públicas (Cerp).”

Segundo a servidora do Cerp Flávia do Valle, que atua no programa desde a sua criação, ele tem recebido, em média, 6 mil alunos por ano. “O objetivo é estreitar o relacionamento da sociedade com o Poder Judiciário, mostrando como é seu funcionamento, que o magistrado é uma figura acessível e que o Tribunal está aberto a receber os cidadãos”, disse.

Leia Também:  Comissões de Orçamento e do Fundo Especial do Poder Judiciário tratam de proposta para 2024
Not---Des-Jose-Americo.jpg
Para o superintendente de Comunicação Institucional do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, o programa é o cartão de visita do Tribunal (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Sobre o Conhecendo o Judiciário

O Programa Conhecendo o Judiciário é destinado a grupos de estudantes, de idosos e de outros cidadãos, que aprendem sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e adequada à escolaridade dos participantes.

Entre as atividades realizadas pelo programa estão as visitas orientadas ao TJMG, com alunos do ensino fundamental (a partir do 5° ano), ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que conhecem a Corte mineira de forma interativa, por meio de um julgamento simulado; a participação de juízes nas escolas, com os magistrados proferindo palestras para alunos do 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da EJA; e a visita de universitários ao Tribunal, com palestras proferidas por magistrados.

Também são realizadas palestras virtuais com professores e instituições de ensino, ministradas por magistrados e servidores do TJMG, especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico. Além do TJ Sênior, voltado para pessoas com mais de 60 anos, que participam de palestra temática. A atividade propicia o exercício da cidadania e da convivência comunitária.

Not-visitaEstudantesFranca1.jpg
Alunas da Unifran em visita ao gabinete do desembargador Osvaldo Firmo (Crédito: Flávia do Valle/TJMG)

Visitas recentes

As duas últimas visitas orientadas do ano foram realizadas na quinta-feira (14/12), com participação de 15 alunas da Universidade de Franca (Unifran), de São Paulo, e nesta sexta-feira (15/12), com a presença de 20 estudantes do Centro Universitário UNA Linha Verde, de Belo Horizonte.

Na quinta-feira, as alunas da Unifran foram recebidas pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte, juiz Clayton Rosa de Resende. O magistrado falou sobre o funcionamento do TJMG. “Esse é o momento em que apresentamos aos estudantes o funcionamento do Tribunal e eles têm um pouco de contato com aquilo que podem vir a trabalhar no futuro. O programa é muito interessante para apresentar o funcionamento dos órgãos, como é o acesso à carreira e outras informações importantes que enriquecem o aprendizado”, disse o coordenador do Cejusc de BH.

Leia Também:  Servidores do TJMG participam de capacitação sobre o sistema eproc

Essa foi a primeira vez que um grupo de fora do Estado participou do Conhecendo o Judiciário. A iniciativa da visita partiu da estudante de Direito Larissa Oliveira de Souza, que entrou em contato com o Tribunal e organizou a vinda a BH com os docentes da Unifran. “Franca fica bem na divisa de São Paulo com Minas e a maioria dos alunos é de mineiros. Então, vir ao TJMG foi mesmo uma boa escolha. Tivemos uma ótima receptividade”, disse.

As universitárias passaram o dia na Corte mineira, assistiram a sessões de julgamento das Câmaras Cíveis e visitaram o gabinete do desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo.

Not-conhecendo-grupo-UnaLinhaVerde-JdPauloCesar.jpg
O juiz Paulo Cezar Mourão Almeida (centro) recebeu os estudantes do UNA Linha Verde nesta sexta-feira (15/12) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Nesta sexta-feira (15/12), durante a visita orientada ao TJMG, os 20 alunos do UNA Linha Verde participaram de uma palestra proferida pelo juiz Paulo Cezar Mourão Almeida, da 4ª Vara Cível da Comarca de Betim. “Foi um orgulho muito grande poder apresentar a Justiça mineira aos estudantes. As pessoas, muitas vezes, não têm acesso à prática, aos prédios e ao funcionamento interno dos tribunais. Aqui eles conseguem ter a visão mais complementar de como funciona, ter acesso a mais informações, à realidade institucional”, afirmou o magistrado.

Informações sobre o programa, incluindo publicações e vídeos institucionais, podem ser acessadas na página do Conhecendo o Judiciário.

Confira as fotos da visita das alunas da Unifran e dos estudantes do UNA Linha Verde.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Programa Caminhos inaugura escultura de Anita Gomes no Parque Municipal

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA