Tribunal de Justiça

Programa Pontualidade 5.0 atinge marca de quase 110 mil atos jurisdicionais na 1ª Instância

Publicados

em

not-fachada-sede-tjmg-10.08.22.jpg
Programa Pontualidade 5.0 do TJMG foi instituído por meio de Portaria Conjunta assinada em setembro de 2022 (Crédito: Robert Leal/TJMG)

Desde que foi instituído, em setembro de 2022, por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.386/PR/22, o Programa Pontualidade 5.0 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou quase 110 mil atos jurisdicionais na 1ª Instância. Ele tem como objetivo tornar mais célere a prestação jurisdicional nas unidades da Justiça Comum, de 1ª e 2ª Instâncias do Estado, que apresentem elevado acervo processual pendente de atos judiciais e de ofício.

Anteriormente chamado Projeto Pontualidade – regulamentado pela Portaria da Presidência nº 4.299/PR/2018 –, o programa foi criado com o propósito de reformular o modelo de cooperação nas diversas unidades judiciárias que necessitam de suporte nas duas instâncias de Minas Gerais.

Not---Presidente-se-reune-com-Dircom4.jpg
Para o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, o êxito do programa é justificado pelos números apresentados (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Após passar por aperfeiçoamento, a iniciativa abarcou o modelo de cooperação judicial, por meio dos Núcleos de Justiça 4.0, e dos regimes de cooperação de juízas, juízes, desembargadoras e desembargadores de todo o Estado, conforme Resolução nº 945/2020. A tramitação dos processos é totalmente virtual.

Para o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, o êxito do programa é justificado pelos números apresentados. “É uma iniciativa em que nós acreditamos bastante. Conforme o Relatório Justiça em Números 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJMG conseguiu ter, entre os tribunais de grande porte, o maior índice de atendimento à demanda. E muito disso se deve ao Programa Pontualidade 5.0.”

Leia Também:  CIA-BH divulga relatório estatístico de 2022
Not---Presidente-concede-entrevista-aos-jornais-EM-e-o-Tempo-desembargador-Alberto-Vilas-Boas28.jpg
O 1º vice-presidente do TJMG e superintendente judiciário, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, ressaltou a importância dos Núcleos de Justiça 4.0 para a celeridade da prestação jurisdicional ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

Segundo levantamento do Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Ceinjur), foram realizados 22.535 julgamentos, sendo 16.982 no âmbito dos Núcleos de Justiça 4.0 (2.628 julgamentos monocráticos e 14.354 julgamentos colegiados) e 5.553 em regime de cooperação nos termos da Resolução nº 945/2020 (382 julgamentos monocráticos e 5.171 julgamentos colegiados).

O 1º vice-presidente do TJMG e superintendente judiciário, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, afirmou que a cooperação trouxe benefícios em áreas de grande relevância social. “Os dados demonstram que o apoio disponibilizado pelos Núcleos de Justiça 4.0 na 2ª Instância nas áreas de família, execução penal e causas oriundas do desastre ambiental de Brumadinho contribuiu para que o Tribunal de Justiça pudesse oferecer a prestação jurisdicional de forma ágil e efetiva.”

1ª Instância

O número alcançado pelo Programa Pontualidade 5.0 na 1ª Instância envolve prolação de sentenças e realização de audiências de instrução e julgamento (AIJ) e de sessões do Tribunal do Júri. Em quase um ano e seis meses, foram deferidas cooperações em 35.035 sentenças, 46.211 despachos, 20.653 decisões, 6.684 AIJs e 1.155 sessões do Tribunal do Júri, totalizando 109.738 atos jurisdicionais.

Leia Também:  Cejusc Itinerante realiza ações no Vale do Jequitinhonha
Not-forum-brumadinho---2---Dr-Marcela--.jpg
Segundo a juíza Marcela Novais, a estruturação das cooperações no Pontualidade 5.0 representou aumento de eficiência (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A juíza auxiliar da Presidência do TJMG Marcela Maria Pereira Amaral Novais ressaltou a importância da ampliação da iniciativa, que ganhou suporte de recursos tecnológicos. “Hoje, o Programa Pontualidade, na 1ª Instância, é composto por quatro Núcleos de Justiça 4.0: um Cível, um Criminal, um de Fazenda Pública e um de Cooperação Judiciária. Além desses núcleos, o programa trabalha também com cooperações externas de juízes de todo o Estado, com atuação direta na unidade que está recebendo o esforço concentrado”.

Ainda segundo a magistrada, “todo tipo de cooperação, atualmente, está dentro do Programa Pontualidade”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Bia Miranda exibe barrigão de 7 meses em passeio com Buarque: ‘Quase lá, Kaleb’

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA