Tribunal de Justiça
Projeto “Conhecendo o Judiciário” tem semana repleta

O Projeto “Conhecendo o Judiciário”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou uma série de ações nesta semana de 07 a 11 de novembro. Foram realizados eventos no Edifício Sede do TJMG e no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça (Unidade da Rua Goiás) e visitas, com palestras sobre o sistema judiciário, a escolas e faculdades de Belo Horizonte.
Os palestrantes foram os desembargadores Afrânio Vilela, Oliveira Firmo, Moacyr Lobato e a assessora do desembargador Newton Teixeira, Adriana Olímpio. O público-alvo abrangeu estudantes do ensino fundamental e ensino superior.
O Projeto “Conhecendo o Judiciário”, idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), promove semanalmente diversas atividades para apresentar a estrutura e o funcionamento do sistema judiciário.
Entre as iniciativas, estão palestras, visitas a escolas e aos fóruns das comarcas do Estado e realização de audiências simuladas. O objetivo é contribuir para a formação da cidadania, servindo melhor e de forma transparente à sociedade. Ele funciona sob demanda e agendamento das escolas e instituições interessadas em participar.

Organização
O desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho foi um dos palestrantes desta semana e falou para um grupo de 15 alunos do 8º e 9º períodos do curso de Direito da Fapam – Faculdade de Pará de Minas. Sua apresentação abordou a estrutura do Poder Judiciário e a atuação dos magistrados.

“Eu participo sempre que posso do projeto. Medimos o interesse pelas perguntas e pelos olhares. Todos têm, de modo geral, uma grande curiosidade em relação ao Poder Judiciário. Quando me convidaram a palestrar, pensei em dois pontos que pudessem definir o que é e o que não é Judiciário. O primeiro é organização. Aqui não existe nada que não esteja em seu devido lugar. E o segundo é ausência de improvisação, que decorre exatamente da organização. Tudo segue um protocolo definido”, frisou.
Para o desembargador, o principal mérito do projeto é o vínculo que se estabelece com diferentes parcelas da sociedade, pois a informação repercute. “Das 15 pessoas que estiveram na minha palestra, os conteúdos já se multiplicaram para mais de 60. Essa abertura tem muito mérito e eles ficam muito gratos pelas informações recebidas”, afirma.
Ampliação e multiplicação
Para Mariana Brito, gerente de Relações Públicas e Publicidade (Gerp) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o “Conhecendo o Judiciário” é uma dos projetos mais interessantes do TJMG, pois aproxima o Judiciário da sociedade.
“Muito mais do que apresentar o Judiciário, ele humaniza aquilo que é a nossa função. Os estudantes conhecem os juízes, os desembargadores e compreendem melhor o seu trabalho. Essa aproximação é um dos pontos mais importantes desse projeto”, diz.
As escolas e instituições que estiverem interessadas em participar podem obter mais informações podem visitar a página do “Conhecendo o Judiciário”, que traz ainda vídeos institucionais e fotos das visitas já realizadas.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor