Tribunal de Justiça

Projeto Meu Lar promove mais de 160 audiências de conciliação em Uberlândia

Publicados

em

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio da sua Terceira-Vice-Presidência, em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), realizou, entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Comarca de Uberlândia, mais uma etapa do Projeto Meu Lar. Para o evento, foram agendadas 162 audiências de conciliação, com um percentual de acordos de 95%. As audiências aconteceram no Fórum de Uberlândia.

Not---Projeto-Meu-Lar-Uberlandia_1.jpg
Etapa do Meu Lar em Uberlândia reuniu defensoras e defensores públicos, magistrados e magistradas  da comarca e integrantes da direção da Cohab Minas (Crédito: Divulgação/TJMG)

Além das sessões conciliatórias, foram entregues 10 escrituras definitivas e iniciados os trâmites para a emissão de outras 06 escrituras que deverão ser entregues nos próximos seis meses. Em razão da alta demanda, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Uberlândia também agendou, para o mês de março, outras 15 audiências de conciliação relacionadas com o projeto.

A desembargadora Maria das Graças Rocha Santos representou no evento a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta. Ela afirmou que “não é preciso magia para mudar o mundo, é preciso coragem, boa vontade e empatia”. “E é com base nesses três atributos que o Tribunal de Justiça de Minas, através de sua Terceira Vice-Presidência, e colaboração dos juízes de quase todas as comarcas, vem empreendendo ações para resgatar, de forma ampla, a cidadania dos jurisdicionados, não poupando esforços para entabular acordos como estes que hoje se concretizam”, afirmou. 

Leia Também:  Polícia Civil promove ação social em hospital de Belo Horizonte

Ela ressaltou que, no seu entendimento, a palavra cidadania é usada para indicar direitos políticos e sociais que as pessoas possuem e podem exercer como parte de uma comunidade organizada, sendo a moradia um dos pilares da cidadania. A desembargadora Maria das Graças Rocha Santos também parabenizou o Juiz Carlos José Cordeiro, coordenador do Cejusc de Uberlândia, e o presidente da Cohab Minas, Ricardo Augusto Gontijo Vivian, pelo sucesso da iniciativa.

Not---Projeto-Meu-Lar-Uberlandia_3.jpg
Desembargadora Maria das Graças Rocha Santos, da 9ª Câmara do TJMG (ao centro), representou a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta (Crédito: Divulgação/TJMG)

De acordo com o Juiz Carlos José Cordeiro, o Meu Lar é “um projeto grandioso e maravilhoso de reconhecimento de cidadania”. O magistrado agradeceu a Cohab pela parceria e expressou seu orgulho em fazer parte do Judiciário. “Nós não estamos aqui somente para resolver conflitos, mas para trazer dignidade para as pessoas”, afirmou. Ele também agradeceu a participação da Defensoria Pública, dos estagiários e servidores do Judiciário, e dos demais Juízes presentes.

Not---Projeto-Meu-Lar-Uberlandia_2.jpg
O juiz Carlos José Cordeiro, coordenador do Cejusc de Uberlândia, realiza a entrega de escritura definitiva a um mutuário (Crédito: Divulgação/TJMG)

Presenças

Também participaram do evento a juíza Maria Elisa Taglialegna, titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e diretora do Foro da Comarca de Uberlândia; o representante jurídico da Cohab, Clóvis Pupo Nogueira; além de outros colaboradores da Cohab Minas, magistrados, defensores públicos, servidores e estagiários da comarca. 

Leia Também:  Presidente recebe deputado estadual e comitiva de Caldas

O projeto

O projeto “Meu Lar” teve início em 2017 e, atualmente, é executado com base no Convênio nº 029/2022, firmado com o Cohab-MG. A iniciativa tem como objetivo promover a regularização de contratos de financiamento de imóveis e emissão de escrituras para população atendida por programa habitacional do Governo do Estado, evitando, por consequência, o ajuizamento de novas ações, além de proporcionar celeridade ao procedimento e reduzir os custos, garantindo o direito à moradia a diversas famílias.

Em 2022, foram realizados 39 mutirões COHAB em 36 comarcas, abrangendo 38 municípios, totalizando 2.074 sessões realizadas e 1.876 acordos celebrados cujos valores envolvidos giraram em torno de R$500.000,00 (quinhentos mil reais). A iniciativa também conquistou o 2ª lugar na categoria Tribunal da 19ª Edição do Prêmio Innovare 2022, promovido pelo Instituto Innovare.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Projeto que cria cargos no ensino militar tem aval da CCJ

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA