Tribunal de Justiça
Projetos da Corregedoria-Geral de Justiça contribuem para celeridade processual


O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidiu, na quinta-feira (17/8), uma reunião de trabalho da Direção do Foro de Belo Horizonte com os magistrados das Varas Cíveis da capital, para apresentação de resultados de dois projetos experimentais de sua gestão – a Central de Triagem de Belo Horizonte e a Central de Pesquisa Patrimonial.
O corregedor destacou a relevância das centrais para prestação jurisdicional e otimização do trabalho das varas e melhoria da qualidade de trabalho nas secretarias.
Segundo ele, os números apresentados pelas duas centrais são promissores e demonstram a importância de ambas para prevenir, combater e reduzir a litigância predatória e repetitiva e também reduzir o tempo de tramitação processual, o retrabalho, a suspensão de ações em fase de cumprimento de sentença em função de ausência de patrimônio e consequentemente contribuir para maior eficiência do trabalho no gabinete e nas secretarias de juízo.
Com relação à Central de Pesquisa Patrimonial, por exemplo, o juiz Fernado Lamego Sleumer apresentou o número de relatórios produzidos até agora 38, que foram juntados a 235 processos.
Ele avaliou que o compartilhamento dos relatórios entre esses processos gerou uma economia de aproximadamente 2.350 atos de secretaria e de gabinete, e pode representar ainda uma economia de 2 a 3 meses de trabalho nas secretarias e de até 7 meses para os gabinetes.
Além disso, o magistrado estima que os relatórios já produzidos podem alcançar 905 outros processos, representando uma economia ainda maior de tempo de trabalho dos juízes e servidores e de tramitação desses processos.
A partir de 17/8, todas as varas cíveis da capita podem solicitar à Central de Pesquisa Patrimonial relatórios produzidos de grandes devedores com o resultado detalhado do levantamento de bens e valores, que poderão ser juntados aos processos em fase de execução nas varas, evitando que a secretaria realize trabalho semelhante ao já realizado pela Central.
As Secretarias também já podem aderir ao modelo de certidão de triagem desenvolvido pela Gerência de Distribuição , Autuação de Feitos, Devolução de Autos e Protocolo de Petições (Gedipro), com a cooperação dos escrivães da 1ª, 12ª, 23ª, 27 ªe 30ª varas cíveis, que participaram da fase inicial do projeto.
O representante dos escrivães das Varas Cíveis da capital, Márcio Coelho, salientou as contribuições trazidas para esse novo modelo de certidão de Triagem, que contém mais campos com informações estratégicas, o que pode servir, inclusive, como ferramenta de gestão das secretarias.
O diretor do Foro da Capital, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, destacou que a utilização das centrais pelas secretarias de juízo cíveis, seja solicitando ou municiando com informações, vai ao encontro da recomendação do CNJ para a ampliação da cooperação judiciária, proposta pelos artigos 67 a 69 do Código de Processo Civil.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor