Tribunal de Justiça
Reunião no TJMG trata da criação do Museu do Judiciário em Ouro Preto

O superintendente Jurídico Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em uma reunião nesta quarta-feira (14/6) para tratar do andamento da criação do Museu do Judiciário em Ouro Preto.

Participaram da reunião o superintendente de Memória do Judiciário (Mejud) e Segurança Institucional do TJMG, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant; o superintendente do Programa Novos Rumos, desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo; o desembargador Enéias Xavier Gomes; o juiz auxiliar da Presidência Eduardo Gomes dos Reis; a diretora do Foro da Comarca de Ouro Preto, juíza Kellen Cristini de Sales e Souza; a juíza da 2ª Vara Cível de Ouro Preto, Ana Paula Lobo Pereira de Freitas; o chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira; o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, Marcelo Junqueira Santos; a coordenadora da Dengep do TJMG, Patrícia Mara Silva e o arquiteto da Dengep, Otto Leonardo Vieira.
O encontro buscou um alinhamento entre os magistrados de Ouro Preto, a prefeitura e a direção do TJMG sobre o encaminhamento das obras do Museu do Judiciário em Ouro Preto e a realização de uma celebração em agosto para marcar os 150 anos de criação do Tribunal. “Esse museu é um sonho antigo dos ouro-pretanos e pretendemos realizar um ato simbólico em agosto, com aprovação do presidente, para simbolizar a importância dessa data”, disse o desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo.
“Foi uma reunião muito importante. Foram tratados vários assuntos com o objetivo de agilizar os projetos para que, em breve, possamos iniciar a restauração daquele belo prédio para transformá-lo em um grande e novo museu em Ouro Preto. Os procedimentos estão a todo vapor”, informou o desembargador Gilson Soares Lemes.
O novo museu será instalado no prédio do antigo Fórum de Ouro Preto, no centro histórico da cidade. “Falamos sobre a implementação de um centro cultural em Ouro Preto que abrigará o Museu do Judiciário, uma biblioteca, um espaço para exposições, uma cafeteria e loja de conveniências. Tudo em prol da comunidade. Ouro Preto é Patrimônio da Humanidade e, antes disso, foi a primeira cidade a ser Patrimônio Nacional”, afirmou o superintendente de Memória do Judiciário (Mejud) do TJMG, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, colocou a administração do município à disposição do tribunal para contribuir em todas as questões necessárias para implantação do museu.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar