Tribunal de Justiça
Reunião no TJMG trata de ações de combate à violência contra a mulher


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu nesta terça-feira (6/6) uma reunião de alinhamento com a empresa canadense Sigma Lithium. As instituições assinaram um acordo de cooperação técnica no fim de maio para promoção e fomento de ações de prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência doméstica e familiar contra a mulher na região do Vale do Jequitinhonha.
Também participaram do encontro a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv) do TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a superintendente adjunta da Comsiv, desembargadora Maria Aparecida de Oliveira Grossi; o ex-presidente do TJMG e superintendente Administrativo-adjunto, Geraldo Augusto de Almeida; e a juíza auxiliar da Presidência, Raquel Gomes Barbosa; além de representantes da Sigma Lithium, de movimentos de defesa dos direitos da mulher e dos municípios de Araçuaí e de Itinga.
A empresa mantém ações sociais e ambientais em Itinga e Araçuaí. Dentre elas, o programa de microcrédito para as mulheres empreendedoras do médio Vale do Jequitinhonha, chamado “Dona de Mim”. Ao oferecer oportunidades de geração de renda a mulheres da região, o programa propicia autonomia financeira, fundamental para prevenir ou romper o ciclo de violência doméstica e familiar.
“A iniciativa tem, assim, profunda sinergia com os projetos do Tribunal, vez que um dos nossos focos de atuação é justamente empoderar mulheres e meninas”, disse o presidente José Arthur Filho. Por meio da cooperação técnica, o TJMG irá atuar junto a essas populações, realizando lives e palestras e outras atividades que visem à responsabilização e à educação sobre o tema.
“Importante destacar ainda um desdobramento especialmente louvável, que deverá surgir a partir da parceria: a constituição, pela Sigma, de um banco de vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, acrescentou o presidente do TJMG.
A CEO da Sigma Lithium, Ana Cristina Gardner, lamentou o grave problema da violência doméstica na região do Vale do Jequitinhonha, mas reiterou a necessidade de enfrentá-lo. “É fundamental agregar todas as partes interessadas em erradicar essa prática nefasta que é a violência contra a mulher em pleno século 21. A realidade com a qual nos deparamos no Jequitinhonha foi a banalização da violência doméstica sob a égide de que era uma prática cultural. Nós não podemos nos curvar a isso, então é uma honra poder nos associar ao Judiciário mineiro para poder trabalhar nessa causa”, ressaltou.
A parceria conta também com a participação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Inspiração
A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho, disse que a iniciativa da parceria surgiu a partir do projeto Restaurar, iniciativa do juiz titular da 2ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude da Comarca de Caratinga, Jorge Arbex Bueno, que foi titular na Comarca de Araçuaí.
“Conseguimos assinar esse termo de cooperação, que possibilitará a construção de uma Casa da Mulher, de um banco de empregos para as mulheres e de um grupo reflexivo para os homens. No futuro, poderemos estender para grupos reflexivos com mulheres. A parceria é muito importante para o empoderamento da mulher e o desenvolvimento da região do Vale do Jequitinhonha”, afirmou a desembargadora.
O projeto Restaurar foi idealizado pelo juiz Jorge Arbex Bueno, no início de 2021, para atender inicialmente à cidade de Araçuaí. A iniciativa previa atendimentos às vítimas e aos suspeitos de agressões, com o objetivo de combater o crime. No final de agosto do ano passado, a ideia foi apresentada ao presidente José Arthur Filho e ganhou uma dimensão maior, englobando a todos os municípios mineiros e todos os sistemas da Comsiv.
O Projeto Restaurar transita desde a denúncia e reclamação da mulher, feita de forma on-line, passando pelo andamento do processo, apoio, capacitação para trabalho e criação de autoestima, até os procedimentos da lei. Os homens também passam por capacitação profissional.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar