Tribunal de Justiça

Salas de atendimento à mulher são inauguradas em Porteirinha

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Polícia Militar (PM) e o Ministério Público de Minas Gerais inauguraram na quinta-feira (20/7) as salas especiais de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Sexual e de Registro de Ocorrência, instaladas dentro do quartel da 236ª Companhia da PM na cidade de Porteirinha (região Norte de Minas Gerais). Os novos espaços foram estruturados e viabilizados por meio de acordos penais firmados pelo Fórum de Porteirinha e Ministério Público.

Not-2----Inauguracao-Sala-de-Prevencao-a-Violencia-Domestica.jpg
A inauguração oficial das novas salas foi realizada no dia 20/7, no quartel da PM da cidade de Porteirinha (Crédito: Divulgação TJMG)

O evento de inauguração teve a presença do juiz da Comarca de Porteirinha, Rodrigo Di Gioia Colosimo; do promotor de Justiça Renan Levenhagen Pelegrini; do comandante da 11ª Região da Polícia Militar (RPM), coronel César William Passos; do comandante da 236ª Companhia da Polícia Militar, capitão Guilherme Rodrigues Santos; do delegado de Polícia André Nunes Brandão; da secretária municipal de Assistência Social, Daniella Santos e da psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Talita Vieira, além de policiais militares e autoridades civis de Porteirinha e região.

Leia Também:  Outubro Rosa coloca em foco o cuidado integral à saúde da mulher

A Sala de Atendimento à Mulher possui a finalidade de valorização da mulher, para garantir a privacidade da vítima em ambiente mais acolhedor e humanizado, com espaço lúdico, inclusive para crianças. Já a Sala de Registro de Ocorrência recebeu computadores modernos, cadeiras ergonômicas e espaço para melhor prestação de serviço e atendimento ao público.

Segundo o juiz Rodrigo Colosimo, esse era um projeto que estava sendo desenvolvido desde 2020 na Comarca, quando começou a ser construída uma rede de ação e foram feitas várias reuniões de conscientização dos órgãos públicos e da sociedade civil para tentar minimizar os números altos da violência doméstica na região. As salas foram construídas por meio de verbas pecuniárias repassadas pelo Fórum de Porteirinha.

Not-1----Inauguracao-Sala-de-Prevencao-a-Violencia-Domestica.jpg
Juiz Rodrigo Colosimo, da Comarca de Porteirinha, é um dos idealizadores do novo espaço de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência na região (Crédito: Divulgação TJMG)

“Tomamos providências quanto a medidas protetivas. As instituições locais começaram a se movimentar e, desse trabalho, resultou esse importante marco com a inauguração dessa sala especializada”, disse o magistrado.

Not-4----Inauguracao-Sala-de-Prevencao-a-Violencia-Domestica.jpg
A Sala de Registro de Ocorrência recebeu novos equipamento para melhor prestação de serviço e atendimento ao público (Crédito: Divulgação TJMG)

O juiz da Comarca de Porteirinha também afirmou que o mais importante é conscientizar a população da região de que as instituições estão tomando providências para valorizar o tema. “A população consegue ver que todos os órgãos, unidos, estão desenvolvendo ações para combater este tipo de conduta. Não vamos admitir qualquer tipo de violência contra a mulher, seja sexual, física ou moral, seja no âmbito privado ou no público”, acrescentou.

Leia Também:  Polícia Civil promove ‘2ª Ação Mulher’ em Januária

Para o capitão Guilherme Rodrigues Santos, a sala de Recepção de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Sexual foi idealizada para ser um espaço acolhedor e seguro, destinado exclusivamente ao atendimento de mulheres que sofreram agressões ou ameaças dentro ou fora de seus lares. “A sala contará com militares capacitados, e especialmente treinados para lidar com as vítimas com empatia e respeito, garantindo que elas se sintam à vontade para relatar o ocorrido e buscar ajuda”, afirmou.

Not-5----Inauguracao-Sala-de-Prevencao-a-Violencia-Domestica.jpg
A nova sala especial Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Sexual possui espaço para acolhimento de crianças que acompanham as mães (Crédito: Divulgação TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG recebe visita técnica do CNJ para alinhamento do Programa Justiça 4.0 e da PDPJ-Br

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA