Tribunal de Justiça

Semana Nacional do Registro Civil em Minas emite centenas de documentos

Publicados

em

Not-Registre-se1.jpg
Mais de 800 documentos foram emitidos durante ação do “Registre-se!” no UAI Praça 7 (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A Corregedoria-Geral de Justiça e as 12 instituições parceiras que realizaram a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! em Minas divulgaram nesta terça-feira (16/5) um balanço dos serviços prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a ação, realizada no UAI Praça 7. Foram expedidas 450 certidões de nascimento ou casamento e 426 Carteiras de Identidade Nacional (CIN).

Os atendimentos foram feitos por várias instituições. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou mil atendimentos, prestando informações e orientações, sendo 146 referentes ao CadÚnico. A Receita Federal registrou 119 atendimentos; o TRE-MG, 217; a Defensoria Pública fez 95 procedimentos e, o INSS, 60. A emissão das certidões eletrônicas de nascimento e casamento foi feita pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil).

“A Corregedoria fica feliz em contribuir nesta etapa, que é significativa no resgate social dessa parcela da população. Com a carteira de identidade e o CPF na mão, as perspectivas da pessoa mudam. Além da documentação básica, os outros serviços oferecidos, como atendimento e regularização eleitoral, fiscal, beneficiária e assistencial são importantes no resgate social”, afirmou o corregedor-geral Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.

Leia Também:  Presidente do STF e CNJ visita Central Lapidar do TJMG
Not-Registre-se-desCorreaJr.jpg
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, destacou o engajamento e a dedicação das instituições parceiras para realização da Semana do Registro Civil (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG )

A Semana do Registro Civil foi realizada em todos os estados e no Distrito Federal. Em Minas Gerais teve como parceiros o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Receita Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Polícia Civil, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) e Núcleo de Voluntariado do TJMG.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, destacou também o engajamento e a dedicação das instituições parceiras para realização da Semana do Registro Civil. “O número de atendimentos comprova que ações conjuntas conseguem contribuir para o pleno exercício da cidadania”, afirmou o magistrado.

A Semana Nacional do Registro Civil integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Leia Também:  Reminho perde direitos políticos por 8 anos e terá que devolver quase 3 milhões ao erário

Para a superintendente adjunta dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, juíza Simone Saraiva de Abreu Abras, os resultados da primeira semana foram positivos, contribuindo para ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade.

O juiz Luís Fernando de Oliveira Benfatti, também adjunto na Superintendência dos Serviços Notariais e de Registro, ressaltou a sinergia entre os parceiros no objetivo de melhor atender ao público que buscou o serviço.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Segunda parcela do Recupera Minas é quitada em etapa única aos municípios

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA