Tribunal de Justiça
Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e iniciativa da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), vai realizar o “Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG”, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), nos dias 17/10 e 18/10 (terça e quarta-feira).
O público-alvo são magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras, colaboradores terceirizados do TJMG, público externo e estudantes universitários da cidade, principalmente das áreas de Direito, História, Museologia e Turismo. Já estão confirmadas presenças de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de todo o país, além de professores, pesquisadores e museólogos. O endereço do Centro de Convenções é na Rua Diogo de Vasconcelos, 328, no bairro do Pilar, em Ouro Preto.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, vai conduzir a solenidade de abertura ao lado do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch; do superintendente da Mejud e membro da Comissão dos 150 anos do TJMG, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, e do desembargador Cássio José Barbosa Miranda, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
O seminário, sob a coordenação acadêmica do desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo e coordenação executiva da assessora técnica da Mejud, Andrea Costa Val, ambos integrantes da Comissão dos 150 Anos do TJMG, terá uma programação intensa. Serão tratados diversos temas como “A 1ª instância como elemento fundamental da construção da História da Justiça”; “O Poder Judiciário, suas origens e desdobramentos na Colônia brasileira”; “Justiça Brasileira: Colônia, Império e República”; “Da beleza do Direito ao direito à beleza: Museu e patrimonialização no Judiciário” e “O Poder Judiciário e seus guardiões institucionais nos Tribunais”, entre outros.
“O seminário é mais um evento de reflexão sobre o sesquicentenário do tribunal da sua criação para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Judiciário mineiro. Os 150 anos do TJMG têm um significado extraordinário na história do estado. Desde sua criação em 1873 por D. Pedro II aos dias atuais, a 2ª Instância tem sido fundamental para o correto ordenamento e segurança jurídica em Minas Gerais. O seminário pretende jogar luzes sobre todos esses temas e mostrar como o TJMG contribuiu, e tem contribuído, para que tenhamos uma sociedade melhor”, diz o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.
SERVIÇO:
Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG
Data: 17 e 18 de outubro – terça e quarta-feira
Horário: dia 17/10, das 8h às 18h e, no dia 18/10, das 8h às 16h30
Local: Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto
Endereço: Rua Diogo de Vasconcelos, 328, no bairro do Pilar
Mais informações: (31) 3247-8772
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro