Tribunal de Justiça
Série de reportagens mostra atuação da Justiça 4.0

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inicia nesta segunda-feira (29/5) uma série com quatro reportagens sobre os Núcleos de Justiça 4.0, unidades virtuais criadas para agilizar o atendimento do Judiciário à sociedade. Os números mostram a eficácia das unidades, ao dar celeridade a processos e outras demandas da população. Até quinta-feira (1/6), a série mostrará como funcionam os Núcleos e os dados gerados até agora, reforçando o trabalho do TJMG para fazer com que a Justiça esteja cada vez mais próxima do cidadão. Leia, abaixo, a primeira reportagem da série.

Inseridos em um ambiente totalmente digital, os cinco Núcleos de Justiça 4.0 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizaram quase 20 mil atos processuais de janeiro a abril deste ano. Os números demonstram a agilidade e efetividade da iniciativa, que se desenvolve por meio do regime de cooperação de magistrados e do Juízo 100% Digital. As unidades inovadoras permitem que todos os procedimentos, incluindo o atendimento às partes e aos advogados, sejam praticados por meio eletrônico e remoto.
Os Núcleos de Justiça 4.0 do TJMG foram criados em 2022, por meio da Resolução 1010/2022, em conformidade com a Resolução 398/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de oferecer à população um serviço totalmente digital, o novo modelo de atendimento permite desafogar as unidades judiciárias de todo o estado que apresentam índices elevados de processos.
“Temos hoje um volume cada vez maior de demandas judiciais, facilitadas pelo processo eletrônico, mas não temos a mesma proporção de juízes. Então, o TJMG entendeu por bem criar essas unidades virtuais como uma alternativa para que a prestação jurisdicional seja realizada de forma célere e temática”, disse a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0, Marcela Maria Pereira Amaral Novais.

Além da atuação dos juízes que integram cada núcleo, as unidades também contam com a cooperação externa de magistrados de outras comarcas de Minas Gerais que atendam aos requisitos e estejam dispostos a colaborar com este esforço concentrado.
Atualmente, o TJMG conta com cinco unidades: Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária; Núcleo de Justiça 4.0 – Criminal; Núcleo de Justiça 4.0 – Cível; Núcleo de Justiça 4.0 Fazenda Pública; e a Central de Execução de Medida de Segurança 4.0 (Cemes 4.0).
Brumadinho
O projeto-piloto em Minas Gerais teve origem com o Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, em março do ano passado, a partir da edição da Portaria Conjunta 1338/2022. A iniciativa surgiu devido ao aumento expressivo de ações ajuizadas nas duas Varas da Comarca de Brumadinho em razão do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão.
A opção veio no sentido de dar suporte às Varas da comarca, permitindo uma resposta mais rápida à comunidade. Até o momento, cerca de 14 mil processos, das duas Varas de Brumadinho, foram encaminhados ao Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária.

Entre março de 2022 e abril de 2023 foram proferidos pelos magistrados do Núcleo 38.579 pronunciamentos judiciais, entre sentenças, decisões e despachos, além de 143.574 atos de movimentação processual praticados pela secretaria do juízo.
“O Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária foi criado para dar uma resposta mais rápida e célere aos aproximadamente 14 mil processos que estariam tramitando nas duas Varas de Brumadinho se esta unidade não tivesse sido criada. Em razão do êxito deste projeto-piloto, o TJMG decidiu expandir a iniciativa para outros núcleos”, afirmou a juíza auxiliar da Presidência, Marcela Novais.

Os trabalhos do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária são coordenados pelo juiz Daniel César Boaventura. Segundo ele, pelo volume de processos, relevância e peculiaridade temática, era necessário um tratamento mais exclusivo, uniforme e efetivo.
“Considerando que o acervo recebido é limitado, ao contrário de uma unidade judicial comum em que há constante entrada de novos processos, foi possível organizar melhor os fluxos de trabalho, viabilizando um aumento significativo de produtividade e da celeridade da marcha processual”, disse.
“A prestação jurisdicional é de natureza híbrida, apresentando-se de forma virtual no que diz respeito aos autos, à interlocução com os participantes do processo e com os juízos cooperados, mas com possibilidade de prática de atos presenciais, como audiências, exames periciais dentre outros. Isso permite que a cooperação seja prestada de forma remota, onde quer que se encontre a unidade judiciária cooperada”, acrescentou o juiz Daniel César Boaventura.
O juiz Paulo Roberto Maia Alves Ferreira, que atua como apoiador no Núcleo desde 1º de julho de 2022, fez um balanço positivo do trabalho prestado. “A unidade totalmente digital foi criada para atender o princípio da duração razoável do processo. Se não fosse o Núcleo, estas milhares de ações continuariam a tramitar junto com todo o acervo que já existe nas duas Varas de Brumadinho. Queremos que a resolução de uma situação jurídica seja dada de forma eficiente e célere. Os números retratam fielmente essa celeridade em razão da forma como a Justiça está sendo feita”, ressaltou.
Leia nesta terça-feira (30/5) a segunda matéria sobre os Núcleos de Justiça 4.0
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas