Tribunal de Justiça

Sistemas de inteligência artificial do TJMG são apresentados ao presidente do STF e CNJ

Publicados

em

Not---TJMG-apresenta-sistema-de-inteligencia-artifical-ao-min.-Barroso_-no-STF._1.jpg
Presidente o STF, ministro Luís Barroso, recebeu o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, e o coordenador do Nubot do TJMG, Marcelo Sousa Neves, para conhecer os projetos de inteligência artificial em linguagem simples da Corte mineira (Crédito: Divulgação/TJMG)

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Rodrigo Martins Faria se reuniu, na segunda-feira (18/12), em Brasília, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, para apresentar os projetos de inteligência artificial e uso de linguagem simples do TJMG.

As principais ferramentas apresentadas foram o Sistema de Orientação e Facilitação de Informações e Acessibilidade (SOFIA) e o Sistema Assistente de Linguagem Simples (Salise). Também participaram do encontro a secretária de Tecnologia de Informação do STF, Natacha Moraes de Oliveira, e o coordenador do Núcleo de Robótica e Automação de Soluções e TIC (Nubot) do TJMG, Marcelo Sousa Neves.

Segundo o juiz Rodrigo Martins Faria, a Corte mineira foi pioneira entre os tribunais do país no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial generativa (capaz de criar conteúdos). A primeira entrega do Tribunal foi o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (Savia), que pode auxiliar magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da área administrativa do TJMG na redação de textos e documentos. O usuário pode falar ou digitar a informação desejada e a ferramenta, em questão de segundos, é capaz de fazer buscas na Internet e sugerir um texto. Cabe ao usuário realizar as correções que julgar pertinentes.

Not---TJMG-apresenta-sistema-de-inteligencia-artifical-ao-min.-Barroso_-no-STF._4.jpg
Conselheiro do CNJ Bandeira de Mello(centro) com o o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, o coordenador do Nubot do TJMG, Marcelo Sousa Neves, e a secretária de Tecnologia de Informação do STF, Natacha Moraes de Oliveira ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Salise

Já o Salise é uma solução desenvolvida para facilitar a compreensão do andamento de uma ação judicial. O sistema analisa o conteúdo das movimentações e dos documentos processuais, como decisões judiciais e, por meio de técnicas de simplificação e adaptação, reproduz as informações em linguagem mais simples e acessível. O objetivo é tornar a leitura e a interpretação dos documentos e movimentações do Processo Judicial Eletrônico (PJe) mais fácil e compreensível, especialmente para aqueles que não possuem conhecimentos jurídicos aprofundados, promovendo a transparência no processo judicial.

Leia Também:  Governador em exercício assina decreto que torna de utilidade pública imóvel histórico em Ouro Preto

O Projeto Salise recebeu uma menção honrosa no Prêmio Justiça e Inovação em junho deste ano. A premiação é uma iniciativa do STF e do CNJ e foi entregue durante o encerramento do Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji), realizado entre os dias 19 e 20/6, em Brasília.

SOFIA

O SOFIA, por sua vez, tem a finalidade de esclarecer para os usuários do sistema de justiça o conteúdo das decisões judiciais, movimentações processuais e do vocabulário jurídico em geral, apoiando o cidadão na compreensão de forma didática e acessível, esclarecendo o teor de movimentações processuais e expressões.

Com o uso de celular, a partir da leitura de um QR Code presente nos documentos referentes a atos e peças processuais, como mandados, decisões e sentenças, o cidadão é conduzido a uma plataforma mobile que apresenta o resumo do texto em linguagem simplificada, com sugestões de conteúdos ou termos jurídicos, conforme o contexto do documento.

A ferramenta é orientada por inteligência artificial generativa e conta também com recursos que aumentam a acessibilidade do usuário, permitindo a inserção de informações por comando de voz e com capacidade de ler as informações.

De acordo com o juiz Rodrigo Martins, os projetos estão em sintonia com um dos eixos da gestão do ministro Luís Roberto Barroso à frente do STF e do CNJ.

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de homenagem aos 70 anos do Setcemg

“Um dos eixos da gestão do ministro Luís Roberto Barroso é o uso de linguagem simples para que o STF se comunique melhor com a sociedade. Os nossos projetos se encaixam com muita precisão nessa perspectiva da Suprema Corte. A proposta é que possamos elevar esses projetos para o STF e apoiá-los na implantação das ferramentas”, disse o magistrado.

Not---TJMG-apresenta-sistema-de-inteligencia-artifical-ao-min.-Barroso_-no-STF._2.jpg
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, pretende ampliar o uso da inteligência artificial no Judiciário (Crédito: Divulgação/TJMG)

Protótipos

Na segunda-feira (18/12), o TJMG participou também, na sede do STF, de um chamamento público para apresentação de protótipos de soluções de inteligência artificial que permitem o resumo de processos judiciais, preservando suas informações principais. O evento reuniu 24 empresas, universidades, startups e instituições públicas. O ministro Luís Roberto Barroso visitou os estandes para conhecer os projetos.

Segundo o presidente do STF e CNJ, o objetivo do chamamento público é reunir iniciativas que melhorem os serviços prestados pela instituição à sociedade brasileira: “Aqui estamos diante de um desafio, que é o difícil casamento entre o Direito e a Tecnologia da Informação. Tenho esperança de que a sinergia entre a justiça e a tecnologia nos ajudará a prestar melhores serviços para a população, com maior velocidade e melhora da qualidade do que entregamos.”

Segundo o STF, o próximo passo será a elaboração de um relatório técnico das diferentes propostas, com possibilidades sobre o modelo de eventual contratação pela Suprema Corte.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de homenagem aos 70 anos do Setcemg

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA