Tribunal de Justiça

STF promove audiência pública sobre pessoas em situação de rua

Publicados

em

A presidente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luíza de Marilac, representando o presidente da Corte Mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou na segunda-feira (21/11) e na terça-feira (22/11) de audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que debateu a situação das pessoas em situação de rua em todo o pais. A audiência foi conduzida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Audiência histórica

Para a desembargadora, a abertura de espaço no Supremo Tribunal Federal para debate relativo a esse tema é histórica e de grande relevância social, pois é uma oportunidade de dar voz a movimentos ligados às pessoas que vivem nas ruas e em situação de extrema pobreza.

“A audiência possibilita a exposição de todos os anseios desta parcela da população. Que sejam pensadas medidas concretas de melhoria das condições de vida desses cidadãos”, disse.

Segundo ela, a vida nas ruas é um fenômeno crescente e demanda uma ação conjunta entre as diversas políticas públicas e a sociedade. “Um olhar atento aos direitos fundamentais e humanos é indispensável na construção de soluções efetivas para a superação da situação de rua. De tal forma, a abertura de espaços próprios para discussões, como ocorreu durante a audiência pública, é ainda mais importante”, acrescentou.

Leia Também:  TJMG participa de cerimônia do TRE-MG em São João del-Rei
Not---Audiencia-publica-no-supremo3.jpg
A desembargadora Maria Luíza de Marilac representou o presidente José Arthur Filho na audiência promovida pelo STF (Crédito: Reprodução Internet)

Programa Rua do Respeito

A desembargadora Maria Luíza de Marilac disse também que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do seu Núcleo de Voluntariado, vem se empenhando ao máximo em articular ações em prol da população em situação de vulnerabilidade social.

“Neste sentido, realizamos mutirões de atendimento por meio do Programa Rua do Respeito para promover acesso desta população a direitos básicos como documentação, serviços de saúde e orientação previdenciária, além de campanhas para arrecadação de cobertores e alimentos para pessoas em situação de rua”, afirmou.

Na audiência, o ministro Alexandre de Moraes anunciou que convocará governadores, prefeitos de capitais e associação de prefeitos para discutir as três principais frentes apresentadas pelos expositores: como evitar que a pessoa chegue à situação de rua, como dar dignidade enquanto estão nas ruas e como ajudar a sair das ruas. O tema é objeto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976.

Not---Audiencia-publica-no-supremo1.jpg
O ministro Alexandre de Moraes anunciou a convocação de governadores e prefeitos para discutir o tema “pessoas em situação de rua” (Crédito: Reprodução Internet)

Panorama

Durante os dois dias de audiência, representantes de governos nas esferas federal, estadual e municipal, dos Poderes Judiciário e Legislativo, além da sociedade civil, apresentaram um panorama da situação das pessoas que vivem nas ruas, o que tem sido feito e o que precisa se fazer para melhorar as condições de vida dessa população vulnerável.

Leia Também:  TJMG participa do V Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que, em 2012 pouco mais de 90 mil pessoas viviam em situação de rua em todo o país. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o número de moradores de rua cresceu para quase 222 mil pessoas.

A reunião foi transmitida pelo canal do STF na plataforma  YouTube, pela Rádio Justiça e pela TV Justiça.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Vacina premiada da UFMG será tema de audiência na ALMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA