Tribunal de Justiça

Terceira Vice-Presidência do TJMG inicia expansão do Projeto Paternidade para Todos

Publicados

em

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais atua para ampliar, ao longo da gestão 2022/2024, a instalação do Projeto “Paternidade para Todos” nas comarcas mineiras. A iniciativa consta da Portaria Conjunta nº 1.418/PR/2022, publicada em 6/12, que trata do projeto “Paternidade para Todos” no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) mineiros. O objetivo é interiorizar cada vez mais o serviço de reconhecimento de paternidade (SRP).

Not---Fachada-sede-TJMG12.jpg
wpPor meio da 3ª Vice-Presidência, o TJMG pretende ampliar a interiorização do Serviço de Reconhecimento de Paternidade (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Segundo a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, a certidão de nascimento é um dos documentos de maior valor na vida de uma pessoa. Ele não só marca o nascimento, como também remete às suas origens familiares. “Por isso, os que crescem trazendo em suas certidões a omissão do nome do pai, ou, em casos mais raros, a falta do nome da mãe, muitas vezes amargam uma sensação de abandono e incompletude”, afirma. 

Oferecido na Comarca de Belo Horizonte desde 2011, no Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), o SRP busca atender tal necessidade e, por isso, está sendo expandido para o interior.  “O serviço tem como objetivo receber e ouvir as mães e filhos maiores que anseiam por uma definição relacionada à paternidade/maternidade”, salienta a desembargadora.

Leia Também:  Governo não apresenta substitutivo a projeto sobre carreiras da Polícia Civil

Em razão da exitosa experiência e dos expressivos resultados do trabalho realizado pelo CRP na comarca de Belo Horizonte, o TJMG decidiu expandir o serviço para o interior, conforme determinou a Portaria nº 791/2018 do TJMG. 

A expansão do SRP teve início no Cejusc da Comarca de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que inaugurou o seu Serviço de Reconhecimento de Paternidade (SRP/SLU) em fevereiro de 2019, após publicação da Portaria da Presidência nº 4301/2018, modificada pela Portaria da Presidência nº 4322/2018.

not-crp.jpg
Projeto “Paternidade para Todos”, do TJMG, que recebeu prêmios do CNJ e da OAB-RJ, deve ser implantado paulatinamente nas comarcas do interior  (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Projeto, inclusive, venceu o “X Prêmio Conciliar é Legal” do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e o Prêmio “Cultura da Paz de 2021”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OABRJ.

Ainda de acordo com a 3ª Vice-Presidência do TJMG, a instalação do Projeto “Paternidade para Todos”, que venceu o “X Prêmio Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Prêmio Cultura da Paz de 2021, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – RJ,  será feita, em cada comarca mineira, paulatinamente, observando as peculiaridades locais, conforme cronograma pré-estabelecido e por meio de Portaria nº 1.418/PR/2022.

Leia Também:  Comitiva de Ubá é recebida na Presidência do TJMG
 

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Assessor da vice-presidência é condecorado com mais alta comenda da Polícia Militar

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA