Tribunal de Justiça

TJMG apresenta relatório de seis meses da gestão 2022/2024

Publicados

em

Not---Apresentacao-do-relatorio-de-6-meses-de-gestao_1.jpg
Magistrados e servidores acompanharam apresentação de resultados dos primeiros seis meses de gestão (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu nesta segunda-feira (16/1) reunião para apresentar os resultados dos seis meses da gestão 2022/2024. O evento foi realizado no auditório do Tribunal Pleno do TJMG. As principais realizações e projetos no período constam de relatório que pode ser acessado na íntegra aqui.

O presidente José Arthur Filho reiterou a dedicação de todos para que os projetos fossem concretizados. “Trabalhamos de maneira incansável, com foco, comprometimento e entrega, a fim de garantir que o Judiciário mineiro apresente, na linha do tempo, um percurso de evolução contínua, sempre dentro de uma visão democrática e participativa”, afirmou.

O presidente José Arthur Filho reafirmou que o Programa Justiça Eficiente 5.0 (Projef 5.0) é um pilares da atual gestão. O programa se articula em torno de três eixos: a aceleração da eficiência tecnológica; a modernização da organização e da divisão judiciárias; e a governança estratégica das unidades. “As linhas mestras foram desenhadas de maneira coletiva pelos magistrados dirigentes, em uma atuação harmônica e dialogada. Por isso, desejamos celebrar o conquistado até aqui, renovar energias para o período vindouro, e agradecer a todos,”, disse.

Not---Apresentacao-do-relatorio-de-6-meses-de-gestao_2.jpg
O presidente reafirmou o compromisso do Judiciário estadual mineiro com o acesso à justiça e a cidadania (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente José Arthur Filho destacou ainda que os esforços da administração abrangem diversas áreas, com iniciativas na cooperação entre magistrados, proteção da infância e da juventude, enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, incentivo à conciliação e à mediação, humanização do cumprimento de penas e reinserção social.

Leia Também:  Relatório da FGV mostra que agroindústria pode ter desempenho positivo em 2023

“Temos vivido tempos desafiadores em nosso País, distantes do ideal da sociedade justa, próspera e pacífica que tanto almejamos. Por isto, neste momento, reitero o inabalável compromisso do Judiciário mineiro para com o Estado Democrático de Direito”, frisou.

Além do presidente José Arthur Filho, fizeram parte da mesa de honra do evento o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Souza; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e os ex-presidentes, desembargadores Geraldo Augusto e Gilson Soares Lemes.

Gestão compartilhada

O 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, falou de vários projetos em curso e encaminhamento de medidas na superintendência judiciária, como o aperfeiçoamento dos gestores da 1ª Vice-Presidência; a condução das atividades do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais; a reestruturação do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) e projetos conjuntos com a Corregedoria-Geral de Justiça e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), por meio de ações formativas.

“A litigância predatória e abusiva é um problema do Judiciário em todo o país. Praticada por uma parcela ínfima de pessoas, ela impacta gravemente todo o sistema e força-o a trabalhar além do necessário. O Centro de Inteligência intervém em casos assim, atuando também na capacitação de magistrados para usar diversas ferramentas tecnológicas”, afirmou.

Leia Também:  TJMG recebe a jornalista e escritora Leila Ferreira
Not---Desembargadores-no-Pleno_2.jpg
A apresentação do relatório reuniu os dirigentes para o biênio, superintendentes, juízes auxiliares, magistrados, diretores e equipes do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, enfatizou a unidade que marca a atuação da atual administração. “O Tribunal é um todo. O que fazemos aqui é um balanço do que foi feito, do que pode ser aprimorado”, disse. 

Segundo a 3ª vice-presidente, há uma batalha a travar, de forma coletiva, contra a violência doméstica e as demandas massificadas e repetitivas. “A 3ª Vice-Presidência apostou na conciliação, na mediação e na justiça restaurativa como instrumentos efetivos da pacificação social, da solução e prevenção de litígios, reconhecendo seu enorme potencial para reduzir a excessiva judicialização”, disse.

O corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, enfatizou o objetivo de todos para o aperfeiçoamento do Judiciário. “Trabalhamos muito, mas há muito mais pela frente. Tenho certeza, porém, de que o objetivo único de todos nós é o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, frisou. O corregedor falou de seu empenho em se aproximar da 1ª Instância mediante a realização de visitas, no Encontro da Corregedoria (Encor), nas atividades rotineiras, e em reuniões com gestores das diversas comarcas de Minas.

Assista ao vídeo com a síntese das ações e projetos realizados:

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Mensagem - Dia da República

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA