Tribunal de Justiça

TJMG assina acordos de cooperação técnica para tratar de conflitos envolvendo superendividamento

Publicados

em

Not-assinatura-acordo-cooperacao-comarcas.jpg
Cerimônia de assinatura da cooperação técnica foi realizada nesta segunda-feira (8/4) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebrou, nesta segunda-feira (8/4), acordos de cooperação técnica com municípios mineiros para formalização da instalação de Postos de Atendimento Pré-Processual (Papres) destinados à defesa do consumidor, em especial para atender aos que se encontram em situação de superendividamento.

Os termos foram assinados pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, por representantes dos Municípios e por juízas e juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Caeté, Itajubá, Manhuaçu, Mariana, Montes Claros, Porteirinha e Uberaba.

Em breve serão também formalizados acordos de cooperação técnica para a instituição de Papres em outras Comarcas como João Monlevade, Frutal, Nova Serrana e Unaí.

Segundo o presidente José Arthur Filho, os acordos assinados com os municípios ampliam a atuação dos Cejuscs nas conciliações relacionadas ao contexto do superendividamento.

“A Corte mineira oferece mais uma importante contribuição para a superação da desafiadora conjuntura do superendividamento, em um reconhecimento de que as dívidas que não podem ser pagas, sem que o devedor comprometa seu mínimo existencial, produzem exclusão social e empobrecem o conjunto da nossa nação”, disse.

Not-assinatura-acordo-cooperacao-presidenteJoseArthur.jpg
Presidente José Arthur Filho destacou que a importância de ampliar a atuação dos Cejuscs em conciliações relacionadas ao consumidor superendividado (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Ele destacou, ainda, dados do Mapa de Inadimplência no Brasil, elaborado mensalmente pelo Serasa, que mostra que mais de 70 milhões de brasileiras e brasileiros estão inadimplentes, e uma parcela significativa encontra-se superendividada, com 100% da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

“Cenário que afeta sobremaneira não apenas a capacidade desses indivíduos de viver com dignidade, mas que traz também consequências para o desenvolvimento econômico da nossa Nação. O Poder Judiciário não pode ficar alheio a esse quadro”, afirmou o presidente José Arthur Filho.

Leia Também:  Corregedor-geral de Justiça visita novas instalações da Comarca de BH

Superendividamento

Em março deste ano, o TJMG, por meio da 3ª Vice-Presidência, lançou uma cartilha digital voltada ao atendimento, pelos Cejuscs, ao consumidor superendividado.

As ações da Corte mineira estão alinhadas à Recomendação nº 125/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece uma série de “mecanismos de prevenção e tratamento do superendividamento”, e à própria “Lei do Superendividamento“.

Coordenação do Projeto

O “Projeto Executivo Expansão do Serviço de Atendimento ao Consumidor Superendividado” é gerido pela 3ª Vice-Presidência, na forma do inciso VI, artigo 31 do Regimento Interno do TJMG.

Por decisão da 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, o projeto abarca diversos marcos de ampliação dos serviços judiciários autocompositivos para o tratamento de conflitos envolvendo o superendividamento, na forma preconizada na Recomendação nº 125/2021, do Conselho Nacional de Justiça.

Protagonismo dos Cejuscs

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Porteirinha, Rodrigo Fernando Di Gioia Colosimo, ressaltou que o Papre ajudará no acesso do cidadão ao Judiciário, gerando uma “maior efetivação na prestação jurisdicional”.

“É uma Comarca de Vara Única que abrange todas as competências. Então, com esse atendimento, o cidadão tem acesso direto para tentar resolver suas questões de consumo, reduzindo o número de causas que iriam para o Judiciário”, disse.

O tratamento inicial dos conflitos, por meio de audiências de conciliação pode evitar a necessidade do ajuizamento de uma ação judicial, uma vez que estes casos também podem ser solucionados no âmbito pré-processual, quando ainda não há uma ação judicial propriamente dita.

Leia Também:  PAI PJ sedia reunião do Comitê de Monitoramento da Política Antimanicomial
Not-assinatura-acordo-cooperacao-juizes.jpg
Termo foi assinado por representantes das cidades e juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das comarcas mineiras (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Presenças

O dispositivo de honra da cerimônia de assinatura foi composto pelo presidente José Arthur Filho; pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinicius Mendes do Valle; e pelo juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral. Também esteve presente a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais.

Os acordos de cooperação técnica foram assinados pela juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Caeté, Grazziela Maria de Queiroz Franco Peixoto; pela juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Itajubá, Letícia Drumond; pelo procurador-geral do Município de Itajubá, Rodrigo Guimarães Braga, representando o prefeito Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; pelo juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva; pela prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas; pela juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Mariana, Cirlaine Maria Guimarães; pela juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Montes Claros, Rozana Silqueira Paixão; pelo juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Porteirinha, Rodrigo Fernando Di Gioia Colosimo; pelo procurador-geral do Município de Porteirinha, Geraldo Christian, representando o prefeito Juracy Freire Martins; e pelo presidente do Procon de Uberaba, Anderson Romero Freitas.

Veja neste link outras fotos da cerimônia de assinatura.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  PAI PJ sedia reunião do Comitê de Monitoramento da Política Antimanicomial

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA