Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

TJMG avalia uso do NatJus GPT em processos de saúde

Publicados

em

Not---Presidente-reuniao-de-Apresentacao-da-Ferramenta-ChatGPT-Nat-Jus._2.jpg
A reunião definiu pela criação de um grupo de trabalho que irá avaliar se o programa atende aos interesses do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, acompanhou, na terça-feira (6/2), a apresentação do NatJusGPT, ferramenta desenvolvida com o uso de inteligência artificial generativa aplicada à judicialização da saúde, que poderá futuramente ser adotada pelo TJMG. O objetivo da ferramenta não é produzir notas técnicas, mas oferecer subsídios disponíveis para a decisão dos magistrados.

A tecnologia reúne, entre outros, o banco nacional de Pareceres e Notas Técnicas do e-NAT-Jus (CNJ), NatJus (Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário), da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e dos Pareceres Técnico-Científicos (PTC) elaborados pelas equipes técnicas dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS).

O NatJusGPT foi apresentado pelo superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago. Em janeiro deste ano, ele integrou uma comitiva do Judiciário mineiro que realizou uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para conhecer o funcionamento da ferramenta.

Leia Também:  TJMG realiza última edição da Feira Cidadania Solidária em 2023

“Viemos apresentar ao presidente José Arthur Filho o resultado de nossa visita ao TJPR e definimos nesta reunião pela criação de um grupo de trabalho que irá testar o programa e verificar se ele atende aos interesses da Justiça mineira. Pela experiência que vimos no Paraná, parece ser uma ferramenta muito boa, que irá agilizar a prestação jurisdicional na área do direito à saúde”, afirmou.

O presidente José Arthur Filho disse que as novas tecnologias são bem-vindas, principalmente quando contribuem para soluções mais céleres e eficientes. “A tecnologia apresentada vai ao encontro da cultura da inovação, que é uma das marcas de nossa gestão. A ferramenta poderá auxiliar os médicos do NatJus a produzirem notas técnicas com mais segurança e agilidade”, disse.

Not---Presidente-reuniao-de-Apresentacao-da-Ferramenta-ChatGPT-Nat-Jus._1.jpg
O presidente José Arthur Filho disse que o TJMG está atento às novas tecnologias para uma melhor prestação jurisdicional (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Presenças

Participaram também da reunião o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; os juízes auxiliares da Presidência Rodrigo Martins Faria e Marcela Maria Pereira Amaral Novais; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Mariana de Lima Andrade; as médicas do NatJus do TJMG, Adriana Paula Vieira e Ilma Patrícia Machado; o coordenador do Núcleo de Robótica e Automação de Soluções e TIC (Nubot), Marcelo Sousa Neves; a gestora de projetos do Nubot Gabriela Rose Diniz; e o CEO da Studio 365, Hélio Sá Moreira.

Leia Também:  Reminho perde direitos políticos por 8 anos e terá que devolver quase 3 milhões ao erário

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Saúde reforça importância da vacinação contra a hepatite A e B

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA