Tribunal de Justiça

TJMG capacita 1.800 profissionais da saúde para atendimento às vítimas de violência doméstica

Publicados

em

Not-capacitacao-Saude-Vespasiano.jpg
TJMG promoveu capacitação de servidores da saúde para atendimento às vítimas de violência doméstica em Vespasiano e São José da Lapa (Crédito: Divulgação/TJMG)

A 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Vespasiano realizou a capacitação de 1.800 profissionais da saúde visando ao atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar nos municípios de Vespasiano e São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os eventos ocorreram nas dependências da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) nos dias 10/8 e 17/8. A iniciativa fez parte do Programa Justiça em Rede contra a Violência, criado pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A programação incluiu seis painéis sobre temáticas relacionadas ao enfrentamento à violência de gênero e atendimento às vítimas. A artista Cristiane de Andrade, diretora da Escola de Teatro da Lapa, fez uma apresentação teatral com o objetivo de sensibilizar o público para a naturalização da violência contra a mulher. Houve também a participação do jovem Thaua, apresentado pelo Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida (GCRIVA), que, ao vivo, desenvolveu pintura em tela, representando a diversidade feminina e o desejo de transformação e liberdade.

Durante todo o evento, houve a exposição “Ajudem Aquela”, do coletivo de Montes Claros, “Filhas de Frida”, e foi divulgada a página da rede no Instagram @fortalecendovozes, com o propósito de disseminar informações sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher na Comarca de Vespasiano.

Leia Também:  Reestruturação de carreiras e melhorias salariais para servidores de saúde são reivindicadas em audiência

Para a coordenadora da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, os fluxos de atendimento delineiam passos claros para identificação, notificação, acolhimento e encaminhamento das vítimas, garantindo uma abordagem mais eficiente e sensível às suas necessidades. “A efetiva atuação e permanente capacitação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar é crucial para coordenar esforços de diferentes setores e oferecer suporte integrado às vítimas. Facilitam o acesso das mulheres/vítimas a apoio jurídico, psicossocial e de saúde”, afirmou a desembargadora.

Segundo a juíza Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Vespasiano, essa “reciclagem periódica” é fundamental para o fortalecimento da rede de enfrentamento mencionada pela desembargadora. “Nosso propósito, neste dia, é trazermos aos senhores essa ideia de pertencimento. Demonstrar aos senhores como cada um de nós possui a oportunidade e a obrigação de sermos o acolhimento, a voz e o amparo de mulheres e meninas em situação de violência”, ressaltou.

Em razão do Justiça em Rede, servidores e colaboradores de Vespasiano e São José da Lapa passaram a se reunir, mensalmente, para traçar estratégias de enfrentamento à violência nestes municípios.

Estiveram presentes nos eventos a prefeita e o vice-prefeito de Vespasiano, Ilce Rocha e Zé Wilson, respectivamente; o prefeito e a vice-prefeita de São José da Lapa, Diego Álvaro dos Santos e Márcia de Fátima Lopes Pereira, respectivamente; promotoras e promotores de justiça e defensoras públicas atuantes na Comarca de Vespasiano; policiais militares e outros servidores que integram a rede.

Leia Também:  Ativistas defendem fortalecimento de trabalho em rede para combater violência contra as mulheres

Justiça em Rede

Em 2021, a Comsiv criou o Programa Justiça em Rede contra a violência doméstica e familiar para incentivar e apoiar juízas e juízes a formarem redes compostas por todos os serviços que atendam à mulher em situação de violência em sua comarca, de modo a oferecer um atendimento integral. Esta estrutura de enfrentamento deve efetivar os fluxos de atendimento em rede à mulher em situação de violência e implantar grupos reflexivos para autores de violência.

Em reconhecimento ao programa Justiça em Rede, o TJMG conquistou, em 2022, o terceiro lugar na categoria Tribunais no 2º Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação prestigia iniciativas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Reestruturação de carreiras e melhorias salariais para servidores de saúde são reivindicadas em audiência

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA