Tribunal de Justiça

TJMG cria grupo de trabalho para debater representatividade feminina

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, instituiu, esta semana (7/3), um grupo de trabalho para realizar estudos e promover medidas que assegurem a igualdade de gênero no ambiente institucional. A Portaria 6.034 foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) de terça-feira (7/3), véspera do Dia Internacional da Mulher. O novo grupo vai atuar no debate e na proposição de ações que incentivem a participação das mulheres nos cargos de chefia do TJMG, bem como na área de assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.

Not---portaria-igualdade-de-genero1.jpg
Instituído pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, o grupo de trabalho será coordenado pela 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta  (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O presidente designou como coordenadora-geral do grupo de trabalho a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta. A coordenadora-executiva será a superintendente de Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similar, desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza. Também integram o grupo o desembargador Fábio Torres de Sousa, integrante da 5ª Câmara Cível, e as juízas auxiliares da Presidência Maria Lúcia Cabral Caruso e Marcela Maria Pereira Amaral Novais.

A composição do grupo inclui ainda as juízas Lívia Lúcia Oliveira Borba, Daniela Cunha Pereira e Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira; e Cristina Nolasco Barcelos, da Assessoria Técnica, Jurídica e de Controle de Demandas (Asjud) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao longo dos trabalhos, outros magistrados e servidores poderão ser convocados para auxiliar nas atividades desenvolvidas. Todos vão atuar sem prejuízo de suas demais funções no TJMG.

Leia Também:  Estado cria Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado

“A igualdade de gênero constitui expressão da cidadania e da dignidade humana, princípios basilares do Estado Democrático de Direito, os quais o TJMG valoriza. Em nossas ações cotidianas, temos o firme propósito de atuar de forma a prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra a mulher. Acreditamos que é nossa missão batalhar para que a igualdade de gênero seja uma realidade no Judiciário mineiro, contribuindo de todas as formas necessárias para que a qualificação feminina se traduza em uma maior representatividade em todas as esferas e, sobretudo, nos cargos estratégicos e de liderança”, afirmou o presidente.

Para a coordenadora-geral do grupo de trabalho, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, essa é mais uma ação afirmativa do presidente do TJMG em favor da transformação da sociedade e da mudança no olhar de todos em relação à presença da mulher em todas as profissões e cargos. “A efetivação do princípio constitucional da igualdade de oportunidades deve ser buscada por homens e mulheres, sem que seja entendida como um privilégio. Ao promover essa igualdade, busca-se eliminar as desvantagens históricas que as mulheres enfrentaram ao longo de suas vidas”, ressaltou. Dentro de 60 dias, o grupo de trabalho apresentará uma proposta de ação para o presidente do TJMG.

Leia Também:  Campos Altos: grupo é indiciado por homicídio e vilipêndio de cadáver

A portaria publicada pelo TJMG atende às diretrizes da Resolução 255, do CNJ, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. O ato normativo prevê, entre outras medidas, a criação de um cadastro on-line com dados de mulheres juristas, com expertise nas diferentes áreas do Direito. A ideia é dar publicidade a esse cadastro, permitindo que essas mulheres sejam convidadas à participação nas ações desenvolvidas para garantir uma maior representatividade feminina no Judiciário.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Estado publica comunicado com horários especiais de trabalho para servidores durante jogos do Brasil na Copa do Mundo

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA