Tribunal de Justiça
TJMG e BDMG celebram Protocolo de Intenções e Acordo de Cooperação Técnica


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, celebraram, nesta terça-feira (20/2), parcerias institucionais com assinaturas de Protocolo de Intenções e de Acordo de Cooperação Técnica.
O Protocolo de Intenções prevê a conjugação de esforços para que o BDMG auxilie no cumprimento de dispositivos das Portarias Conjuntas 31/PR-TJMG/2021 e 34/PR-TJMG/2021, que visam instituir Comitês Interinstitucionais para realizar levantamentos de obras públicas paralisadas no Estado, por meio do Destrava Minas; e pelo Destrava 853, àquelas eventualmente paralisadas nos 853 municípios.
Conforme o documento, para a execução futura de projetos e atividades relacionadas o TJMG e o BDMG irão elaborar Planos de Trabalho, que deverão ser implementados por meio de Acordos de Cooperação ou outros instrumentos congêneres para cada projeto.
O diretor-presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, disse que o Protocolo de Intenções é extremamente importante. “Pelos programas Destrava Minas e Destrava 853, o BDMG poderá viabilizar, sem burocracia e com agilidade, os valores financeiros para os municípios concluírem as obras paradas. Essa é a nossa vocação. O BDMG tem como prioridade financiamento aos municípios, para os projetos estruturantes, de forma a gerar emprego, renda, cidadania e oportunidades.
Acordo de Cooperação Técnica
O Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre o TJMG e o BDMG, estabelece a realização de esforços concentrados e mutirões, em procedimentos pré-processuais e processuais, em que for parte o BDMG. O objetivo é fortalecer a política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses e a organizar, incentivar e aperfeiçoar os mecanismos autocompositivos e consensuais de solução, em especial a mediação e a conciliação, nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs instalados no Estado de Minas Gerais, em conformidade com o que dispõe a Resolução nº 873/2018 do TJMG e Resolução nº 125/2010 do CNJ, bem como perante as demais unidades judiciárias do Estado de Minas Gerais.
O diretor-presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, elogiou a parceira firmada no Acordo de Cooperação Técnica destacando que o que se propõe “é uma forma bastante inovadora, inteligente e eficaz antes de ingressar com ações judiciais. Então nós saímos daqui extremamente satisfeitos”.
Participaram também do evento, a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, responsável pela área de conciliação e mediação no Tribunal; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintendente administrativo adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln; e a advogada Maria Fernanda Pires, assessora jurídica do BDMG.

Perspectiva transformadora
Para o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, a entrada de mais um parceiro representa uma ampliação do alcance e a efetivação de programas inovadores voltados para a obtenção de acordos pela política autocompositiva com a finalidade de retomar empreendimentos públicos paralisados em decorrência de impasses judiciais, e representa uma verdadeira mudança de cultura no tratamento de controvérsias, com reflexos muito positivos para os cidadãos.
Esta parceria com o BDMG é muita oportuna porque possibilita um avanço na efetivação do Destrava Minas e do Destrava 853. Nesta perspectiva, o Judiciário, também, vai ao encontro do que espera a sociedade, e traz para si a possibilidade de mediar e solucionar os conflitos através do diálogo e da escuta”, afirmou.
De acordo com o presidente José Arthur Filho, a presença do BDMG fortalece o projeto. “A suspensão dessas obras preocupa o judiciário, porque os impedimentos acabam sendo judicializados. Por vezes, as questões jurídicas envolvidas são relativamente simples, mas a demanda interrompe os trabalhos e o impacto é significativo em termos econômicos, no que concerne ao desenvolvimento, geração de emprego e renda”, pontuou.
Mudança de paradigma
A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, ressaltou a relevância da adesão de mais uma instituição à cultura da pacificação social. “Os Cejuscs proporcionam a celebração de acordos não apenas quando o processo já foi ajuizado, mas também na fase pré-processual, o que evita a sobrecarga do Poder Judiciário com demandas judiciais em situações em que um entendimento entre as partes pode ser alcançado mais rapidamente, e com ganho para a coletividade, que é a destinatária das grandes obras públicas”, frisou.

A desembargadora também salientou que “os métodos autocompositivos são uma proposta na qual as partes são protagonistas da solução, desenvolvendo sua autonomia e evitando a intervenção impositiva de terceiros. Sobretudo no caso de entes públicos, o resultado desses esforços visa o bem comum, proporcionando mais harmonia, temperança e justiça no meio social”, afirmou.
Obras retomadas
O Programa Destrava Minas, lançado em fevereiro de 2021, conta com um Comitê Interinstitucional para levantar grandes obras que se encontram paralisadas em função de decisões judiciais. As condições de retomada desses empreendimentos são mapeadas e se buscam acordos por meio dos métodos autocompositivos. Integram a iniciativa o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Governo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), a Advocacia-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
O Destrava Minas 853, lançado em junho de 2021, tem objetivo semelhante, mas com foco em obras públicas paralisadas nos municípios mineiros. O comitê interinstitucional que avalia as obras passíveis de liberação inclui, além do TJMG, do Governo do Estado, do TCE-MG, o Ministério Público de Minas Gerais e a DPMG, o Município de Belo Horizonte e a Associação Mineira de Municípios.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem