Tribunal de Justiça
TJMG e Cohab reforçam parceria que resultou na conquista do 2º lugar no Prêmio Innovare

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta terça-feira (13/12) a diretoria da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) para reforçar os laços de parceria entre as instituições e comemorar a conquista do 2º lugar na categoria Tribunal da 19ª Edição do Prêmio Innovare 2022, promovido pelo Instituto Innovare.
Também participaram da visita o 2º vice-presidente do TJMG, Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o desembargador Saulo Versiani Penna; o presidente da Cohab Minas, Ricardo Gontijo Vivian; o vice-presidente, Danilo Leite; o diretor jurídico, Gabriel Senra Cunha; o chefe de gabinete, Eduardo Prado Badaró e o assessor jurídico, Clóvis de Paula Pupo Nogueira.
O projeto vencedor do prêmio foi o “Meu Lar”, criado para resolver conflitos judicializados e não judicializados sobre as habitações populares, em um convênio do TJMG com a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), Defensoria Pública, Ministério Público e faculdades locais. Criado na gestão do então 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna, o projeto é atualmente coordenado pela atual 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, junto ao presidente do TJMG.
A ideia nasceu em março de 2017, quando o TJMG firmou convênio com a Cohab Minas. A maioria das questões envolvem contratos de gaveta ou por meio de procuração, irregularidades na posse e na propriedade dos imóveis, inadimplência das prestações de financiamento e falta de escrituras, entre outros problemas. Desde então já foram realizados 42 mutirões ao todo e milhares de pessoas foram beneficiadas em todo o estado.

Para o presidente José Arthur Filho, o prêmio é o reconhecimento da importância social do projeto. “O projeto teve início em 2017 e isso ratifica a tese de que os bons projetos não devem ser paralisados. Pelo contrário, devem ser potencializados. Exatamente em razão dessa manutenção da potencialização é que veio essa premiação em reconhecimento. O tribunal é unido para realizar grandes iniciativas sociais e de relevância. É isso que está acontecendo”, disse.
A desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta frisou que a premiação significa que o TJMG está no caminho certo, ao unir o jurídico à cidadania. “Precisamos, através dos Cejuscs, que fazem esse belo trabalho e coordenam juntamente com a Cohab esses mutirões para a regularização dos pagamentos e regularização da titulação dos imóveis, reconhecer que é a forma mais célere de dar uma solução para os conflitos existentes. O projeto ‘Meu Lar’ por si só já fala: é o sonho da casa própria e a dignidade da pessoa humana”, afirmou.
O presidente da Cohab Minas, Ricardo Gontijo Vivian, também comemorou a conquista e a parceria entre as duas instituições, e destacou os bons resultados.
“Foi uma reunião extraordinária com o presidente e desembargadores do TJMG. É fundamental estreitarmos os laços e reconhecermos o trabalho que foi feito em conjunto; o protagonismo do tribunal com o apoio da Cohab Minas no projeto ‘Meu Lar’, que conquistou essa premiação. Estou feliz em estar aqui e estreitar essa parceria com o Poder Judiciário para criar projetos que tragam real impacto na vida das pessoas. Já temos quase sete mil audiências feitas pelo projeto ao longo dos anos. É um resultado consolidado que regulariza a vida de milhares de pessoas e famílias e que gera um impacto muito positivo nas comunidades. É fundamental para nós, como representantes de uma instituição pública, estarmos junto com o TJMG para desenvolver parcerias e soluções para a sociedade”, disse.

“Receber este prêmio representa o coroamento daquilo que foi objeto de um programa de ordem social e econômica. Social, por resolver o problema de moradia de muitas pessoas que estavam em dificuldade de quitar suas habitações, e econômico, por permitir que a Cohab receba recursos que estavam praticamente perdidos. É um projeto exitoso e que destaca o bom trabalho realizado pelo TJMG”, disse o desembargador Saulo Versiani Penna.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas