Tribunal de Justiça

TJMG e parceiros promovem edição do Rua dos Direitos voltado às mulheres

Publicados

em

noticia9-rua-do-respeito.jpg
Entre os serviços oferecidos às mulheres estão a oferta de orientações de benefícios previdenciários

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai participar na quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, de uma edição especial do projeto Rua de Direitos (Rua de Direitos – Especial Mulheres), voltado à promoção da autoestima, legalização de documentos e acolhimento humanizado da população em situação de rua. A ação, que atenderá aproximadamente 100 mulheres, ocorrerá por meio do Núcleo de Voluntariado e do Comitê PopRua/Jus do TJMG e instituições parceiras, como Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Servas.

Entre os serviços ofertados pelo Rua de Direitos – Especial Mulheres estão o atendimento jurídico e processual, o aconselhamento psicológico, arara solidária com roupas e calçados usados, emissão de documentos (título de eleitor e 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito), massagem, maquiagem, corte de cabelo, orientações sobre autoexame de mama e doenças sexualmente transmissíveis, além de benefícios previdenciários e rodas de conversas.

A programação será no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, das 9h às 16h, e incluirá refeição e distribuição de kits de higiene. A jornada será encerrada com uma apresentação da Orquestra Jovem do TJMG.

De acordo com a superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV-TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, o objetivo é fomentar intervenções voltadas para o voluntariado transformador, congregando esforços em torno de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa iniciativa é de grande valor, mostrando-se fundamental para reduzir a invisibilidade dessa parcela da sociedade e aproximá-la do implemento de direitos, viabilizando o resgate da cidadania”, diz.

Leia Também:  1ª Vice-Presidência do TJMG apresenta mudanças na estrutura da Sejud

A magistrada destaca que o objetivo da ação é estar próximo da população de rua, valorizando-a em sua identidade depois de ouvir suas necessidades e demandas, tentando minorar as enormes desigualdades sociais que vitimam essas pessoas, facilitando o acesso a direitos fundamentais, fomentando o exercício da cidadania e dando efetividade às políticas públicas e ações sociais dirigidas a esses indivíduos.

Not---Rua-de-Direitos.jpg
Múltiplos serviços serão oferecidos a mulheres em situação de rua em 8/3 (Crédito: DIRCOM/TJMG)

“Nossa ideia é propiciar a essas mulheres a oportunidade de exercer direitos básicos por meio do acesso a documentação, aconselhamento especializado em questões relacionadas a direito de família e sucessões e direito à saúde, benefícios previdenciários, violência doméstica e saúde física e mental. Além disso, pretendemos auxiliar esse público e motivá-lo a reconstruir sua vida, fortalecendo sua inclusão e sensibilizando a sociedade para a causa”, afirma a superintendente do NV-TJMG.

São parceiros no Rua de Direitos – Especial Mulheres o TJMG, o Comitê PopRua/Jus, o Serviço Social Autônomo (Servas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Prefeitura de Belo Horizonte, a Defensoria Pública de Minas Gerais, a Defensoria Pública  da União, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil de Minas Gerais e  o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Leia Também:  Leopoldina: ação integrada presta homenagem às mulheres

Rua do Respeito

O Rua de Direitos integra o Rua do Respeito, Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado em 2015 pelo TJMG, MPMG e Servas, dando origem, no âmbito do Poder Executivo, ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua de Minas Gerais (Comitê PopRua-MG). O TCT foi renovado em 2020 e, com o tempo, outras instituições se integraram ao grupo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, por meio da Resolução 425/2021. O TJMG, em atendimento à normativa, criou, em junho de 2022, o Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades (Comitê PopRua/Jus). Acesse a Portaria Conjunta 1370/2022.

Serviço

O que – Rua de Direitos – Especial Mulheres

Local – Rua Comendador Nohme Salomão, 73 – Lagoinha

Horário – 9h às 16h

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  3ª vice-presidente do TJMG profere palestra em evento da OAB/MG em Uberlândia

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA