Tribunal de Justiça
TJMG entrega medalha dos 300 anos da Comarca do Serro a mais dois magistrados

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Armando Freire, promoveu, nos dias 2/5 e 15/5, a entrega da medalha comemorativa aos 300 anos de criação da Comarca do Serro a dois magistrados mineiros, que não puderam estar presentes na solenidade oficial realizada em abril. A honraria foi recebida pela significativa contribuição de ambos para o engrandecimento da Comarca.
No dia 2/5, foi agraciada a juíza Sophia Goreti Rocha Machado, ex-diretora do Foro da Comarca do Serro e atual magistrada na Comarca de Lagoa da Prata. Já na última segunda-feira (15/5), a honraria foi entregue ao juiz aposentado Geraldo Lins de Sales, nascido em Serro.
Os dois agraciados integram a lista com mais de 20 personalidades, entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores de justiça e advogados, que receberam a medalha em solenidade realizada em abril. “Agora, homenageamos os dois que não puderam receber a medalha no evento. A instituição da medalha, durante a Presidência do desembargador Gilson Soares Lemes, se deu no contexto de celebração e é destinada a pessoas físicas e jurídicas”, frisou o desembargador Armando Freire.

Coordenador da Comissão da Medalha, o desembargador reforçou que a homenagem trata-se de um reconhecimento, dentro de um contexto histórico pela celebração dos 300 anos, pelos relevantes serviços prestados por ambos à comarca.
“Diz respeito a duas figuras importantes. A juíza Sophia, que durante todo o período de preparação e celebração do tricentenário era juíza na Comarca, e o juiz Geraldo, que é serrano, de uma família tradicional do Serro, e teve uma larga militância na advocacia, posteriormente ingressando na magistratura. Aposentou-se recentemente e continua muito relacionado e participativo em tudo que diz respeito a sua terra natal”, disse.

Aspectos históricos
No dia 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa e deu origem à Capitania de Minas Gerais. Em 16 de março do mesmo ano foi criada a Comarca do Serro, que celebrou 300 anos em 2020.
A proposta de criação da medalha foi do desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant para marcar as comemorações do tricentenário. A portaria conjunta nº 1057/PR/2020 instituiu a medalha comemorativa dos 300 anos da Comarca do Serro e uma comissão foi criada para organizar as ações.
A medalha traz inscrição sobre a comarca, que foi a quarta a ser instalada em Minas e a 13ª do Brasil, e reprodução do sobrado oitocentista que pertenceu ao Barão de Diamantina Francisco José de Vasconcelos Lessa, símbolo do patrimônio cultural da cidade do Serro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor