Tribunal de Justiça

TJMG inicia curso “Encantar” para formação de laboratoristas

Publicados

em

Not-Encantar-Ejef.jpg
Curso foi aberto nesta terça-feira (12/3) (Crédito: Renata Marques/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), iniciou, nesta terça-feira (12/3), a ação educacional para formação de laboratoristas “Encantar: Trilha I/Entusiasta da Inovação”. A abertura do curso foi realizada pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

A atividade, voltada a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, voluntárias e voluntários indicados pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), tem por objetivo a capacitação dos participantes para que sejam capazes de aplicar práticas inovadoras no Poder Judiciário para o desenvolvimento de projetos que visem a eficiência e eficácia da prestação jurisdicional.

O curso, ministrado pelo juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) José Faustino Macedo de Souza Ferreira e pelo servidor do TJPE João Guilherme de Melo Peixoto, segue até quinta-feira (14/3).

Not-Encantar-Ejef1.jpg
Conteúdo do curso inclui histórico da inovação no setor público; a inovação da criatividade e do empreendedorismo público; pesquisa com usuários e montagem de protótipo (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O desembargador Renato Dresch ressaltou a importância da inovação no TJMG e a necessidade de o Poder Judiciário “se reinventar” constantemente para cumprir seu relevante papel social. “A sociedade está mudando e nós precisamos acompanhar essas evoluções”, disse.

Leia Também:  Centrais de Audiência de Custódia iniciam atividades em Contagem e Uberlândia

O juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador do UAILab, Rodrigo Martins Faria, salientou a qualidade do curso, formatado para capacitar os inscritos a praticar e difundir, com metodologia, a cultura da inovação. “Quando a gente estuda inovação, percebe que qualquer pessoa pode seguir esse caminho. Basta seguir uma metodologia”, frisou o magistrado.

Conteúdo programático

O conteúdo programático do curso inclui o histórico da inovação no setor público e no Poder Judiciário; a inovação da criatividade e do empreendedorismo público; assim como a realização de pesquisa com usuários e montagem de protótipo.

O juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias TJPE), José Faustino Macedo de Souza Ferreira, disse que, após o curso, é esperado que os participantes estejam aptos a serem ponto focal de criação, ideação, prototipação e inovação dentro do TJMG.

“É como se fôssemos criar vários núcleos de inovação envolvendo o Tribunal, permitindo que as pessoas sejam ativas na produção de conteúdo, de projetos, de protótipos e de inovação para a sociedade mineira”, ressaltou.

Leia Também:  Presidente do TJMG recebe visita da ministra Elizabeth Rocha, do STM

O servidor João Guilherme de Melo Peixoto, que também atua no Ideias TJPE, afirmou que o curso aborda a inovação como algo permanente, praticado no dia a dia. “A inovação, a criatividade e o empreendedorismo público precisam ser valores que façam parte da nossa essência enquanto servidoras e servidores”, disse.

“A ideia é que nós saiamos do lugar comum, da forma como costumamos resolver os problemas na Justiça, e acessemos outras competências, outras habilidades”, finalizou.

Dispositivo de honra

O dispositivo de honra para a abertura do curso foi composto pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; pela juíza auxiliar da Presidência do TJMG Raquel Gomes Barbosa; pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) e do UAILab, Priscila Pereira de Souza; e pelos docentes do curso.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Programa Conhecendo o Judiciário recebe universitários de Itabirito no TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA