Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

TJMG inicia curso Sistemas Judiciais Informatizados da Primeira Instância

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), iniciou nesta terça-feira (29/8) o curso Sistemas Judiciais Informatizados da Primeira Instância: SEEU, BNMP e Rupe. A atividade segue até quinta-feira (31/8) e ocorre em atendimento à demanda da Corregedoria-Geral de Justiça.

Aproximadamente 50 servidores de comarcas do interior do estado serão capacitados durante os três dias de curso. Na prática, eles utilizarão as ferramentas e recursos disponíveis do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), do Repositório Unificado de Procedimentos Eletrônicos (Rupe) e do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0).

Not-cursoSistJudiciais-Ejef.jpg
Curso foi iniciado nesta terça-feira (29/8) para capacitação de servidores indicados pela Corregedoria (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Destinada a servidoras e servidores das Varas Únicas e de Execuções Penais, que utilizam os sistemas e foram indicados pela Corregedoria, a ação educacional visa capacitar os participantes para que sejam capazes de aplicar as funcionalidades dos programas para uma prestação jurisdicional mais eficiente.

Para isso, os colaboradores do TJMG foram divididos em duas turmas para aprimorarem, na prática, o uso das ferramentas. Durante os três dias de curso, as aulas serão ministradas pelos servidores Marcelo Pereira da Trindade e Gislêne Sousa Salomão.

Leia Também:  Órgão Especial realiza reunião de pautas judiciais e administrativas

Na abertura da atividade, a diretora de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva, representando a Ejef, avaliou a importância da capacitação para a prestação jurisdicional, ressaltando que a atividade integra o programa “Ejef em Movimento”.

“A troca de conhecimentos e o contato presencial entre as pessoas é muito mais efetivo. Neste sentido, a escola desenvolveu a Ejef em Movimento. Será um curso bem intenso e de muitas informações que precisam ser compartilhadas”, disse Ana Paula Andrade. Ela considerou o tema como fundamental para o dia a dia do trabalho, especialmente para a 1ª Instância.

Após a abertura das atividades, os servidores participaram de uma ação de integração promovida pela Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial (Codhus), por meio da coordenadora Marília Miranda de Almeida e pela analista de Recursos Humanos Jussara Maria Canuto de Aquino.

Os participantes foram divididos em grupos e desafiados a conversarem sobre a percepção dos sistemas e a expectativa em relação à ação educacional. Após a dinâmica, apresentaram as conclusões aos demais presentes.

Not-cursoSistJudiciais-Ejef2.jpg
Servidores foram separados em duas turmas para participação em atividades práticas (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Servidor da Vara Única da Comarca de Araxá convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a força-tarefa de implantação nacional do SEEU, o professor do curso Marcelo Pereira da Trindade ressaltou a relevância do contato presencial durante a atividade. “Isso permite que os presentes interajam com os sistemas e possamos tirar dúvidas e contribuir de alguma maneira com a melhoria da atividade jurisdicional”, afirmou.

Leia Também:  Supermercado é condenado a pagar R$ 12 mil por barulho de máquinas
Not-cursoSistJudiciais-Ejef1.jpg
Curso segue até quinta-feira (31/8) e reúne aproximadamente 50 servidores de comarcas do interior (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Para a servidora lotada na Coordenação de Apoio e Acompanhamento dos Sistemas Judiciais Informatizados da Primeira Instância (Cosis) Gislêne Sousa Salomão, a atividade é de grande importância para que os servidores participantes possam, posteriormente, replicar o aprendizado. Segundo ela, que também foi convocada pelo CNJ para a força-tarefa de implantação nacional do SEEU e atuou como professora dessa ação educacional, a ideia é que os participantes sejam facilitadores nas comarcas do estado.

Veja mais imagens do curso.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Governo de Minas inicia recuperação funcional da MGC-497, entre Uberlândia e Prata, no Triângulo

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA