Tribunal de Justiça
TJMG inicia na Comarca de Águas Formosas os Mutirões do Júri de 2024


A Comarca de Águas Formosas, localizada no Vale do Mucuri, iniciou, nesta segunda-feira (4/3), o Mutirão do Júri, com previsão de realização de 15 sessões de julgamento ao longo de 15 dias úteis. Dois juízes cooperadores ajudarão nos trabalhos. Além dessa localidade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) organizou, para o primeiro semestre deste ano, Mutirões do Júri nas comarcas de Teófilo Otoni, Januária e Unaí. Também estão previstos esforços concentrados nas comarcas de Santa Bárbara e Uberlândia. O intuito é ampliar a celeridade na prestação jurisdicional e desafogar os processos de crimes dolosos contra a vida.
Em abril, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, realizará 17 sessões de julgamento em 17 dias úteis, contando com o apoio de quatro juízes cooperadores. No mesmo mês, a Vara Criminal e de Execuções Penais, da Infância e da Juventude Infracional e de Precatórias Criminais da Comarca de Januária, no Norte de Minas, designou 22 júris, durante 22 dias úteis, com o auxílio de três juízes cooperadores.
Ainda em abril, na Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Unaí, na região Noroeste do Estado, foram designadas 18 sessões de julgamento, em 10 dias úteis, sendo dois júris por dia, com o apoio de dois juízes cooperadores e um juiz titular.
Segundo a juíza auxiliar da Presidência do TJMG Marcela Maria Pereira Amaral Novais, os expressivos resultados alcançados em 2023 em Belo Horizonte serviram de estímulo para que os esforços também fossem disseminados para as comarcas do interior do Estado.
“Após o bem-sucedido Mutirão do Júri da Comarca de Belo Horizonte, nos meses de julho e novembro de 2023, com a realização de 307 sessões de julgamento, a Presidência do TJMG está voltando suas ações para as comarcas do interior, a fim de que os processos de crimes dolosos contra a vida possam ter prioridade no Programa de Cooperações”, afirmou.

Mutirões de 2023
O TJMG tem se empenhado na realização de grandes mutirões, não apenas no Mês Nacional do Júri, que ocorre em novembro, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conclama todos os tribunais a se mobilizarem para o julgamento de processos ligados a crimes dolosos contra a vida. No ano passado, a Corte mineira realizou, apenas em novembro, 423 sessões.
Além das ações no Mês Nacional do Júri, o TJMG também organizou, na Comarca de Belo Horizonte, 307 sessões de julgamento, divididas em duas fases (julho e novembro). Com isso, a pauta do 2º Tribunal do Júri, prevista para se encerrar em 2026, foi antecipada para o primeiro semestre de 2024.
O primeiro Mutirão do Júri de 2023 ocorreu em maio, na Comarca de Caratinga, no Vale do Rio Doce. Foram realizadas 38 sessões de julgamento, em 19 dias úteis, com o apoio de sete juízes cooperadores.
Em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, o mutirão foi organizado no mês de maio, com a realização de 12 sessões. Na Comarca de Araguari, no Triângulo Mineiro, o mutirão ocorrido em junho resultou em 13 julgamentos, em 18 dias úteis. Já na Comarca de São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, foram realizadas 20 sessões, em outubro e novembro, durante 20 dias úteis.
Crimes contra a vida
O Mutirão do Júri tem a competência para julgar os chamados crimes dolosos contra a vida, que correspondem a atos praticados de forma intencional, como homicídio, indução ou instigação ao suicídio ou à automutilação, infanticídio e aborto.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar