Tribunal de Justiça
TJMG participa da abertura do 84º Encontro do Coptrel

O superintendente de Transportes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na quinta-feira (4/4), na abertura do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), realizado em Belo Horizonte. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Coptrel, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que também preside o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O desembargador Júlio César Lorens ressaltou a importância da participação do Tribunal de Justiça no evento que reuniu os presidentes dos TREs do país. “Em qualquer evento que tenha como missão buscar o aprimoramento da Justiça, visando a excelência dos serviços prestados, tendo como pilares a ética, a cidadania, o compromisso, o desenvolvimento sustentável e, principalmente, a transparência, ali também se fará presente o TJMG, representado pelo seu presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho”, disse.
“Nossa presença não se limita a prestigiar o evento e ocupar um assento na mesa de honra, mas também comungar interesses comuns, o que propicia o fortalecimento das instituições e da democracia. Isso sim é uma parceria, acrescentou.
O presidente do Coptrel e do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, destacou as características peculiares de cada um dos 27 estados participantes do Encontro. Ele ressaltou que uma de suas maiores preocupações à frente do Colégio de Presidentes tem sido verificar as necessidades e desafios de todas as regiões, de cada estado, para garantir que a Justiça Eleitoral seja respeitada e valorizada sempre.
O desembargador enfatizou ainda que o objetivo do Coptrel é consolidar propostas que fortaleçam as instituições e levar ao TSE informações sobre o trabalho realizado nos estados, buscando sempre o aprimoramento institucional. “Precisamos trabalhar de forma incansável pelos princípios democráticos e esse encontro é mais um momento de nos unirmos nesse propósito”, concluiu o presidente.
O evento contou ainda com a exibição de um vídeo com o pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, direcionado aos participantes do evento, no qual agradeceu todo o apoio recebido ao longo dos quase dois anos em que esteve à frente do TSE, em um trabalho coordenado com os 27 tribunais regionais eleitorais.
O ministro salientou ainda o sucesso em defesa da democracia, obtido nas eleições de 2022, e desejou muita sorte para os presidentes neste ano de eleições municipais. “Já estamos planejando, coordenando e executando medidas importantes para que, a partir de junho, a ministra Cármen Lúcia possa assumir o TSE e realizar grandes eleições”, disse.

Além do presidente do TRE-MG e do Coptrel, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e do desembargador Júlio César Lorens, representando o presidente do TJMG, compuseram a mesa de honra do evento o desembargador do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos (vice-presidente do Coptrel) e a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (secretária do Coptrel); o advogado José Sad Júnior, representando a Advogacia-Geral do Estado; o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro; o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente da Amagis; o advogado João Batista Pacheco Antunes de Carvalho, presidente da EBRADI; o superintendente do Banco do Brasil, Gilberto Pinto Figueiredo Costa Neto e a bancária Carla Luíza Borges Ramos Polycarpo, gerente do SICOOB/Coopjus; e Leonardo Gabriel, representando a Associação dos Notários e Registradores de MG.
Participaram ainda do evento o desembargador Ramon Tácio de Oliveira, vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral, os integrantes titulares e substitutos da Corte Eleitoral do TRE-MG, juízes auxiliares de diversos Regionais Eleitorais, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins e os representantes dos TREs de Sergipe e Paraná, Cassiana Lopes Viana, diretora-geral do TRE-MG, além dos diretores-gerais dos TREs dos outros estados.
Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que é também presidente do TRE mineiro.
* Com informações do TRE-MG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor