Tribunal de Justiça

TJMG participa da abertura do Congresso Nacional do Tribunal do Júri

Publicados

em

Not---Congresso-Nacional-do-Tribunal-do-Juri1.jpg
Congresso Nacional do Tribunal do Júri é promovido pela Cojur do MPMG ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcela Novais, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na quarta-feira (4/10), na abertura do Congresso Nacional do Tribunal do Júri, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento, direcionado a integrantes dos Ministérios Públicos estaduais, segue até sexta-feira (6/10) no Auditório da Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte.

O congresso é uma realização da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (Cojur) do MPMG, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público e apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) do MPMG.

Mutirões

Para a juíza auxiliar da Presidência, Marcela Novais, foi uma honra representar o presidente José Arthur Filho em um evento tão relevante e que evidencia as relações interinstitucionais entre o TJMG, o Ministério Público e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Not---Congresso-Nacional-do-Tribunal-do-Juri.jpg
A juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Novais, ao lado do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

“A atual gestão do TJMG tem se empenhado para que possamos entregar uma prestação jurisdicional em relação a crimes dolosos, que atentam contra o bem mais valioso que temos, que é a vida humana. O Congresso Nacional do Tribunal do Júri aborda uma temática que está diretamente ligada ao trabalho que desenvolvemos em conjunto”, afirmou a magistrada.

A juíza Marcela Novais lembrou que, em julho deste ano, durante o Mutirão do Júri, foram realizados 198 julgamentos em apenas 20 dias, todos ligados ao 2º Tribunal do Júri de BH: “Em novembro, mês nacional do júri, vamos realizar outro mutirão com previsão de encurtar a pauta do 2º Tribunal do Júri de BH para início do ano que vem. Outros mutirões foram feitos, em parceria com o Ministério Público, em Caratinga, Nova Lima, Araguari e São João Evangelista.”

Leia Também:  Nota de pesar

Defesa da vida

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, afirmou que o congresso é uma oportunidade para troca de ideias sobre a temática “Tribunal do Júri”. “Falar em júri é defender a vida. E o júri é a vocação natural de um verdadeiro promotor de Justiça. Atualmente, falar de júri é tratar dos desafios que temos para combater o crime organizado no país. O congresso é uma forma de compreender os temas tão atuais e essenciais que garantem uma Justiça efetiva e a proteção à vida”, disse.

Segundo o coordenador da Cojur do MPMG, promotor Cláudio Maia de Barros, o sucesso da última edição do Congresso do Tribunal do Júri, em 2021, em São Paulo, motivou o Ministério Público de Minas a sediar uma nova edição. “Destaco o alto nível dos palestrantes e debatedores que são vocacionados para a causa. Ao contrário do que muitos pensam, um promotor atua no Tribunal do Júri não como um acusador, mas como um defensor da vida. Cada vez mais, temos que fortalecer o trabalho dos promotores de justiça nos tribunais do júri”, afirmou.

Not---Congresso-Nacional-do-Tribunal-do-Juri2.jpg
Congresso é direcionado a integrantes dos Ministérios Públicos estaduais ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

Presenças

A mesa de honra na solenidade de abertura do Congresso Nacional do Tribunal do Júri foi composta pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; pela juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Novais; pelo sub-corregedor Geral do MPMG, Mário Drumond da Rocha; pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim), promotor Marcos Paulo Souza Miranda; pelo coordenador da Cojur, promotor Cláudio Maia de Barros; pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), Rogério Greco; pelo reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Paulo Umberto Stumpf; pela chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gambogi; pela presidente da Associação do MPMG, Larissa Rodrigues Amaral; pela presidente da Confraria do Júri, Marcele Rodrigues Faria; e pelo assessor de Relações Institucionais da Polícia Militar de Minas Gerias, tenente-coronel Jean Carlo de Alcântara Pedra.

Leia Também:  Conselheiro Gilberto Diniz é eleito presidente do Tribunal de Contas para o próximo biênio

Programação

O congresso foi aberto com a palestra “Oitavo Jurado”, proferida pelo promotor de Justiça do Mato Grosso, César Danilo Novais.

Nesta quinta-feira (5/10), o evento prossegue com seis palestras, com participação do desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, como debatedor, e do juiz-presidente do 1º Tribunal do Júri de BH, Ricardo Sávio de Oliveira, como presidente de mesa.

O evento termina na sexta-feira (6/10), com a realização de quatro palestras e apresentação de teses inscritas por participantes.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa de evento de imersão em tecnologia e inovação, em São Paulo

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA