Tribunal de Justiça

TJMG participa da entrega do Prêmio Mellyssa do Ministério Público

Publicados

em

Not---Premio-Mellyssa2.jpg
A solenidade foi realizada no auditório da Associação Médica de Minas Gerais ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alexandre Santiago, representou o presidente José Arthur de Carvalho Filho na solenidade de entrega do Prêmio “Mellyssa – Pacto de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil”. A iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) premia os melhores projetos que visam reduzir a mortalidade de mães e bebês por causas evitáveis. A cerimônia foi realizada no auditório da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em Belo Horizonte.

O Prêmio Mellyssa conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e recebeu 70 inscrições. O grande vencedor foi o enfermeiro Jorge Guedes Borborema, da cidade de Teófilo Otoni, no Nordeste do Estado, com o projeto “Pré-natal em domicílio: equidade e integralidade no acompanhamento às gestantes, neonatos e puérperos”. Na segunda colocação ficou o trabalho “Remodelando a assistência à saúde das mulheres: estratégias de atenção ao pré-natal, parto humanizado e nascimento”, de Efigênia Aparecida Maciel de Freitas. Já o terceiro lugar ficou com o projeto “O aplicativo de comunicação e a agenda de consultas na UBS Padre Rafael de Paulo Lopes”, de Laís Olímpia Lucas Alves, da cidade de Bambuí, no Centro-Oeste de Minas. Os três primeiros colocados ganharam viagens a Coimbra, Portugal, para participarem do Seminário “Jornadas Luso-Brasileiras, Sistemas Públicos de Saúde e Políticas de Saúde”, sobre saúde materna e infantil.

Leia Também:  Secretário do Ministério de Minas e Energia participa de reunião do Sindiextra

Outros sete projetos receberam menções honrosas. O evento também homenageou entidades como a Associação Médica de Minas Gerais, a Associação Mineira dos Municípios (AMM), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Parceria

Para o desembargador Alexandre Santiago, representar o presidente José Arthur Filho em um evento do MPMG é uma grande honra, já que a instituição é uma tradicional parceira do TJMG, com vários projetos conjuntos. “O Ministério Público criou o Prêmio Mellyssa, que é de grande importância para que mães e bebês tenham maior segurança no pré-natal, durante e após o parto. Cabe ao poder público e às entidades de saúde suplementar a melhoria no atendimento à população”, disse o magistrado.

Not---Premio-Mellyssa.jpg
Para o desembargador Alexandre Santiago, a iniciativa do MPMG é de grande relevância para preservar a vida de mães e bebês (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) do MPMG, promotor Luciano Moreira Oliveira, firmou que a premiação, idealizada em 2021, surgiu como forma de atuação sinérgica e coordenada do Ministério Público na área de saúde. “Muitas vezes não adianta focar em alta tecnologia e em terapias que não fazem parte de políticas públicas. Basta inverter a lógica e dar prioridade à prevenção para evitar mortes de mães e bebês”, afirmou.

Leia Também:  Escola é condenada a indenizar aluno por impedir acesso às notas

O projeto

A premiação do MPMG homenageia o bebê Mellyssa, que morreu após o nascimento, em decorrência de uma infecção congênita cujo exame de detecção faz parte do pré-natal. Apesar de a mãe ter passado por várias consultas médicas durante a gestação, a doença só foi diagnosticada no final da gravidez, quando o quadro já era irreversível para o bebê.

O Prêmio Mellyssa é uma iniciativa institucional ligada ao Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil do Ministério Público, que busca promover ações internas e externas de conscientização sobre a importância de um pré-natal de qualidade, com no mínimo seis consultas durante a gestação, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro, sendo a primeira delas realizada até o terceiro mês de gravidez.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Superintendente da Comsiv participa de lançamento do projeto Todos por Elas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA