Tribunal de Justiça

TJMG participa da posse do desembargador Octávio Boccalini no Coptrel

Publicados

em

Not---Posse-COPTREL2.jpg
O desembargador Octávio Boccalini, que preside o TRE-MG, agora assume também a Presidência do Coptrel ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e atual presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta segunda-feira (29/1), na solenidade de posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio De Nigris Boccalini, como presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).

A posse foi realizada na sede do TRE-MG, em Belo Horizonte, e contou com as presenças do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármem Lúcia, além de desembargadores, juízes, políticos e demais autoridades. O desembargador Octávio De Nigris Boccalini assume no Coptrel o lugar do atual presidente do Colégio, e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank.

Not---Posse-COPTREL6.jpg
A solenidade de posse foi realizada no Edifício-Sede do TRE-MG, em Belo Horizonte ( Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

Além da cerimônia de posse, foram assinados termos de cooperação técnica entre o TRE-MG e o Estado de Minas Gerais, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), a Escola Nacional da Magistratura, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a Associação Mineira dos Municípios e o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.

Prestígio

O desembargador Nelson Missias de Morais afirmou que a posse do desembargador Octávio De Nigris Boccalini na Presidência do Coptrel representa o prestígio de Minas Gerais no processo eleitoral brasileiro. “Este ano teremos eleições municipais, que tradicionalmente são muito pesadas, o que exigirá muito de todos os tribunais regionais eleitorais de todo o país. É o momento das cortes eleitorais se reunirem discutirem o próximo pleito eleitoral, que deve ser limpo, transparente e com representatividade popular”, frisou.

Leia Também:  TJMG participa da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O novo presidente do Coptrel, desembargador Octávio De Nigris Boccalini, chamou atenção para o processo eleitoral brasileiro que vive momentos difíceis nos dias atuais, o que exige desafios de todos aqueles que estão à frente dos tribunais regionais eleitorais do país.

“Como pessoas, somos únicos, mas precisamos uns dos outros ainda mais dentro da complexidade de um processo eleitoral, que deve ser transparente e fazer valer a vontade popular. O diálogo entre os tribunais regionais eleitorais é de suma importância para que as eleições transcorram com democracia. É o que pretendemos fazer à frente do Coptrel”, disse.

Essência da democracia

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, parabenizou o novo presidente do Coptrel e também desejou sucesso em sua gestão. “Quero cumprimentar a todos os magistrados e servidores dos tribunais eleitorais que se esforçam para que tenhamos um processo eleitoral transparente e que simboliza a essência da nossa democracia”, disse a ministra Carmen Lúcia.
Em seu pronunciamento, o desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do TRE-BA que passou a Presidência do Coptrel ao desembargador Octávio De Nigris Boccalini, desejou sucesso ao novo ocupante do cargo e destacou a importância da instituição no processo eleitoral brasileiro, por congregar todos os tribunais regionais eleitorais do país. “E uma satisfação transmitir o cargo de presidente do Coptrel para o desembargador Boccalini. Um ciclo se encerra e outro se inicia. Fortalecer o Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais é fortalecer a própria justiça eleitoral”, ressaltou.

Not---Posse-COPTREL10.jpg
Vários convidados prestigiaram a solenidade de posse do desembargador Octávio Boccalini (Crédito : Juarez Rodrigues/ TJMG )

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela disse que o desembargador Boccalini é a pessoa certa no lugar certo, pois, segundo ele, reúne todas as atribuições para a garantia de eleições limpas e transparentes. “A justiça eleitoral é a justiça mais próxima do povo e visa àquilo que o cidadão tem de mais precioso, que é sua representatividade nos setores políticos da república. Tenho certeza que o Coptrel está em excelentes mãos”, afirmou o ministro Afrânio Vilela.

Leia Também:  TJMG participa do Seminário do Conselho de Criminologia e Política Criminal

Presenças

Também participaram da posse do desembargador Octávio De Nigris Boccalini na Presidência do Coptrel o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões; a presidente do TRF-6, desembargador Mônica Sifuentes; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo; o vice-presidente do TRE-MG, desembargador Ramon Tácio; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz; o procurador-geral do Município de Belo Horizonte, Hércules Guerra, que representou o prefeito Fuad Noman; o vereador Sérgio Fernando Tavares, que representou o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo; o advogado geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa; a defensora-geral de Justiça de Minas Gerais, Raquel Gomes; o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Joemilson Donizetti; o presidente a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; além de magistrados, políticos e representantes das Polícias Civil e Militar.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do IA participa do do 23° Congresso Brasileiro da Agronomia no RS

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA