Tribunal de Justiça

TJMG participa da sessão solene de Abertura do Ano Judiciário do STF

Publicados

em

not---Solenidade-de-abertura-do-judiiario.jpg
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira (1/2) em Brasília (Crédito: Reprodução/TV Justiça)

O superintendente Jurídico Institucional e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho na sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023 no Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta quarta-feira (1/2) em Brasília.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, abriu as atividades juridicionais ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

Not---Ano-judiciario-STF.jpg
O superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e a desembargadora Clarice Claudino da Silva, Presidente do TJMT  ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Durante pronunciamento, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, repudiou os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro deste ano — que resultaram em invasões e depredações no Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto — e afirmou que “no solo sagrado deste tribunal (STF), o regime democrático é permanentemente cultuado e permanece inabalável”.

Ainda segundo a presidente do STF, “o sentimento de ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes da Corte Suprema”.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também defendeu a democracia e destacou o trabalho do STF como guardião da Constituição. “O que vejo aqui é a disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia”, afirmou.

Leia Também:  TJMG realiza primeiro dia da prova escrita do concurso de juiz substituto - Edital 01/2021
not---Solenidade-de-abertura-do-judiiario-3-.jpg
Solenidade reuniu autoridades de todo o país ( Crédito : Reprodução/TV Justiça )

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, reforçou a harmonia entre os Três Poderes no fortalecimento da democracia. “Cada Poder da República tem seu papel. O Judiciário julga os casos de sua competência e vista o equilíbrio na aplicação da lei, o Executivo governa o país, o Legislativo aperfeiçoa as regras de convivência social. As atribuições distintas e a independência de cada Poder representam um dos alicerces da democracia. E a convivência harmoniosa entre eles representa seu esteio”, enfatizou.

O superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, disse “ser uma honra participar da abertura do ano jurídico, que marca o início das atividades juridicionais no país, com os líderes dos Três Poderes, bem como os ministros da Suprema Corte. Desejo que o ano seja bastante exitoso”.

Not---Ano-judiciario-STF2.jpg
Representantes dos três poderes prestigiaram a solenidade ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Participaram da solenidade os demais ministros do STF (Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça  Nunes Marques, Luiz Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes); o vice-presidente Geraldo Alckmin; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Beto Simonetti; a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o ex-presidente da República, José Sarney; o coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, Ubiratan Cazetta; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; além de ministros do STF e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e demais autoridades.

Leia Também:  Estado abre participação na COP27 e destaca iniciativas para enfrentamento da crise climática 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  PMMG participa de Conselho de Clientes do Governo da América Latina e do Caribe nos EUA

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA