Tribunal de Justiça

TJMG participa das comemorações dos 200 anos do Parlamento Brasileiro

Publicados

em

Not-200-anos-parlamento.jpg
Desembargador Caldeira Brant (5º da esquerda para direita) participou da solenidade ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

O superintendente da Memória do Judiciário (Mejud) e de Segurança Institucional e de Cerimonial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na Reunião Especial de Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em comemoração aos 200 anos do Parlamento Brasileiro, realizada na quarta-feira (14/6).

Durante a Reunião Especial de Plenário, que também comemorou o Dia do Parlamento Brasileiro, celebrado em 3 de maio, a Assembleia Legislativa prestou homenagens a várias personalidades que contribuíram com a consolidação democrática no Estado, além de contribuir com um Parlamento mais forte em níveis federal, estadual e municipal.

Participaram do evento, na condição de homenageados, os ex-presidentes da ALMG, Romeu Queiroz, Agostinho Patrus, Adalclever Lopes, Doutor Viana, Alberto Pinto Coelho, Mauri Torres, Antônio Júlio e José Santana.

Também foi homenageado o sub-procurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva, presidente da primeira Assembleia Constituinte de 1823 e Patrono da Independência do Brasil. José Bonifácio Borges de Andrada é irmão do desembargador do TJMG, Doorgal Borges de Andrada e do Deputado Federal Lafayette Luiz Doorgal de Andrada, e tio do Deputado Estadual Doorgal Andrada.

Leia Também:  Está sendo realizado em Pelotas o 33° Congresso Brasileiro de Agronomia

Outra homenageada foi à ex-parlamentar Maria Elvira, que representou todas as mulheres deputadas que fazem parte da história do Parlamento Estadual.

A servidora mais antiga da ALMG, ainda na ativa, Nilza de Oliveira Rocha, também foi homenageada. Ela ingressou no serviço público em 1979. Wilson Vaz, com 91 anos, ex-parlamentar mais idoso da Assembleia, também recebeu homenagem.

Trisavô

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant ressaltou ser uma grande satisfação representar o chefe do judiciário, desembargador José Arthur Filho, e, assim, o sesquicentenário Tribunal de Justiça de Minas Gerais no evento que comemora o bicentenário do Parlamento Brasileiro.

“Este evento significa o resgate da memória política nacional, e rende homenagens a várias personalidades que formaram a nossa história. Renovo minha satisfação porque o meu primo trisavô, Felisberto Caldeira Brant, depois Marquês de Barbacena, foi Constituinte em 1823 pela província de Minas Gerais ao lado de tantos outros brasileiros ilustres, ressaltando José Bonifácio de Andrada e Silva, que veio a ser patrono da independência do Brasil”, disse o desembargador.

O atual presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), ressaltou que o Dia do Parlamento é um momento que merece destaque, principalmente em Minas Gerais, onde a Assembleia exerceu forte influência na consolidação do Legislativo nacional.

“A Assembleia de Minas está em todos os cantos do Estado representando os interesses da nossa sociedade. Aqui, as ideias dialogam e convergem em conquistas que refletem os anseios dos mineiros, em políticas que inspiram outras casas legislativas, e em leis que possam melhorar a vida do cidadão, não só de Minas, mas do Brasil,” afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Secretário de Fazenda participa de Fórum Ibero-americano de Coordenação Orçamentária no México

História

Em 1823, no Rio de Janeiro, à época capital recém-independente de Portugal, foi inaugurada a Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa, do Império. A data da inauguração, 3 de maio de 1823, foi oficializada como o Dia do Parlamento Brasileiro mais de um século depois, exatamente em julho de 1975, pelas mãos do mineiro Magalhães Pinto, então presidente do Congresso Nacional, por meio da Lei Federal 6.230 de 1975.

Presenças

Registraram presenças na solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Torres Soares e a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes.

Veja aqui o vídeo do evento (Crédito: ALMG)

Veja aqui as fotos do evento (Crédito: ALMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Justiça nega pedido de empresas por uso exclusivo de nome

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA