Tribunal de Justiça
TJMG participa de abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições

O superintendente de Transportes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante a abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, realizado nesta sexta-feira (2/6) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte.

O evento segue até este sábado (3/6) e reúne representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e forças de segurança dos estados e do Distrito Federal, visando a troca de experiências sobre ações realizadas durante o período eleitoral de 2022 e a análise de informações registradas nos dois turnos das eleições.
A abertura da atividade nesta sexta-feira (2/6) contou com palestras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e do secretário de Polícia Judicial do TSE e delegado da Polícia Federal, Disney Rosseti, que tratou sobre a “Inteligência e segurança institucional na Justiça Eleitoral e Eleições 2022”.
“A presença do TJMG é muito importante em um evento como este. Somos parceiros do TSE e do TRE-MG, e essas parcerias enriquecem e fortalecem as instituições”, disse o desembargador Júlio César Lorens.
Segundo o desembargador, o evento também destacou a importância do trabalho em conjunto com as forças de segurança. “É o que foi citado muito bem pelo ministro Alexandre de Moraes, de que foi uma eleição, em geral, tranquila, não só pela preparação da Justiça eleitoral, mas também pela parceria com as polícias. Essa troca e esse compartilhamento de experiências é estritamente válido, porque vai nos deixar mais preparados para as próximas eleições”, afirmou.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, disse que a intenção do evento é transmitir aos demais estados a experiência em Minas Gerais quanto à segurança nas eleições, considerada por ele como “exitosa”.
“A importância desse evento está na grandeza do estado de Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do país. Nós movimentamos aqui, no dia das eleições, mais de 16 milhões de pessoas, tirando-as de casa e levando até ao local de votação com segurança. E, para isso, contamos com uma estrutura muito grande. Foi uma experiência exitosa e tivemos a ideia de levar a todos os tribunais do país a descrição do que foi feito para que, a critério de cada um e caso haja interesse, tomar providências semelhantes ao que aqui ocorreu”, frisou.

O ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, frisou a importância da união de forças, e que o segredo para a segurança nas eleições é a integração. “Só assim teremos eleições seguras, com liberdade na hora da escolha, apurações rápidas e resultados totalmente confiáveis”, afirmou.
Durante o evento, foi assinado protocolo de intenções para capacitação permanente de policiais militares em ações voltadas para segurança nas eleições pelo presidente do TRE, desembargador Maurício Soares, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, e o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais.
Também foi assinado protocolo de intenções entre o presidente do TRE-MG e o diretor de logística e finanças do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Peron Batista da Silva Laignier, para capacitação de mesários e outros trabalhadores a serviço da Justiça Eleitoral em ações voltadas a proteção e segurança de eleitores.
O evento contou ainda com oficinas envolvendo representantes dos TREs e das forças de segurança para análise de informações e iniciativas. Neste sábado, será apresentado um resumo das discussões, onde será traçado um panorama dos problemas que surgiram e soluções que foram adotadas nas últimas eleições. O encerramento do evento será feito pelo desembargador Paulo de Tarso Tamburini Souza, que coordenou o Gabinete Institucional de Segurança nas Eleições 2022 em Minas Gerais.
Presenças
A Mesa de Honra foi composta pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; pelo presidente do TRE do Maranhão, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida; pelo presidente do TRE do Espírito Santo, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama; pelo presidente do TRE do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; pelo presidente do TRE da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank; e pelo desembargador Paulo de Tarso Tamburini Souza.
Ainda estavam presentes os desembargadores Nelson Missias de Morais e Ramom Tácio de Oliveira, membro substituto do TRE-MG; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; além de juízes da Corte eleitoral, representantes da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), das polícias Militar e Civil, e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics