Tribunal de Justiça
TJMG participa de edição de Casamento Comunitário em Belo Horizonte

Mais de 200 casais casaram-se nesta terça-feira (23/5) em nova edição do tradicional Casamento Comunitário de Belo Horizonte, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento foi realizado no Minascentro.

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na cerimônia, que contou com troca de alianças, benção do matrimônio e sorteio de presentes. O evento foi preparado para 225 casais inscritos.
“A Defensoria Pública executa projetos importantíssimos e atua com relevância na defesa da cidadania e direitos dos vulneráveis. É um momento festivo, de celebração da vida, da família. E é um momento de celebração da responsabilidade, porque o amor também gera responsabilidades, e é preciso que esses casais tenham proteção legal”, disse a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta.
A defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias, afirmou que a ação confere dignidade e cidadania em uma iniciativa gratuita com auxílio de parceiros, como o TJMG. “Além de celebrar o amor e incentivar o fortalecimento dos núcleos familiares, a união civil trará segurança jurídica em questões como pensão alimentícia, auxílios, inventários, partilha e sucessão”, disse.
Desde 2009, mais de 8 mil pessoas oficializaram a união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela Defensoria Pública do estado. A iniciativa é realizada em Belo Horizonte e cidades do interior.
O evento encerrou a programação da Semana da Defensoria Pública promovida pela instituição em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

Juntos há 60 anos
A edição deste ano foi especial para o casal Gerli Maria dos Santos Araruna e José Araruna Júnior, juntos há quase 60 anos. Aos 72 e 75 anos, respectivamente, eles celebraram o matrimônio nesta terça-feira (23/5). Do relacionamento, vieram quatro filhos e 10 netos.
“E ele disse que quer mais 60 anos. É muita convivência com uma pessoa boníssima como ele. Um amigo, marido, companheiro, amante, um parceiro. Temos filhos maravilhosos e me sinto muito honrada”, frisou Gerli Maria dos Santos. O casal contou, ainda, que o casamento foi o presente para celebrar os 60 anos de companheirismo, que serão comemorados em junho deste ano.
A ação
A iniciativa é voltada para pessoas que não têm condições de arcar com taxas e emolumentos. São parceiros, além do TJMG, o Governo do Estado de Minas Gerais, os Cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), além de entidades privadas.
Presenças
Participaram do evento a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça , Luís Fernando de Oliveira Benfatti, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias; o subdefensor público-geral Nikolas Stefany Macedo Katopodis; o corregedor-geral da Defensoria Pública Galeno Gomes Siqueira; a diretora executiva do Serviço Social Autônomo (Servas), Renata Lanza, representando a presidente do Servas, Christiana Noronha Renault de Almeida; a presidente da Adep-MG, Marolinta Dutra; a coordenadora de projetos, convênios e parcerias da Defensoria, a defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas; a coordenadora de Famílias e Sucessões da capital, defensora pública Dayanne Dias Mendes; o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Genilson Socorro Gomes; o tenente coronel William de Oliveira Machado; o pastor Weslley Policarpo e o padre Wagner Douglas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo