Tribunal de Justiça
TJMG participa de evento pelo Dia Internacional contra a Corrupção

A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcela Maria Pereira Amaral Novais, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no evento de abertura do “Dia Internacional contra a Corrupção”, realizado na manhã desta quarta-feira (07/12), no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Belo Horizonte.

A magistrada compôs a mesa de honra ao lado do procurador-geral de Justiça adjunto institucional do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, representando o procurador-geral Darcy de Souza Filho; a procuradora da República em Minas Gerais, Letícia Ribeiro Marquete, representando o procurador-chefe, Patrick Salgado Martins; o diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Henrique Lima Quites, representando o presidente do TCE-MG, conselheiro Mauri Torres; o promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP), e o vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Luz Maria Romanelli , representando a presidente Larissa Rodrigues Amaral.
O evento do “Dia Internacional Contra a Corrupção” é realizado anualmente pela Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG), sob a coordenação executiva do MPMG, com parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e apoio da AMMP, para a discussão de propostas e apresentação de estratégias de combate à corrupção. A solenidade contou ainda com a presença de integrantes da Arcco, servidores do MPMG, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, dirigentes de entidades de classe e demais autoridades.
A juíza Marcela Novais agradeceu pela oportunidade de representar o presidente do TJMG e parabenizou o MPMG pelo evento. “A corrupção é um problema global. Nós temos o direito e a responsabilidade de combatê-la. Parabenizo o Ministério Público pela iniciativa em celebrar este dia e espero que juntos possamos ser uma força motriz para combater a corrupção; esse grande problema para a segurança e o desenvolvimento. Todos temos de enfrentá-la. Não apenas nós, como integrantes dos poderes, mas a sociedade civil como um todo, que precisa desempenhar o seu papel também e nos ajudar nesse combate à corrupção”, declarou.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também participou da solenidade e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no combate à corrupção, no estado. “Sempre mensuramos a corrupção pelas perdas financeiras, mas ela tem desdobramentos muito maiores que isso. Ganham os interesses de poucos em detrimento dos interesses da população, mas em Minas vivemos um momento diferente e vamos continuar a lutar com muita transparência e o aprimoramento das políticas anticorrupção. Um trabalho em constante desenvolvimento que nunca será realmente concluído”, afirmou.

Dia Internacional Contra a Corrupção
A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México e, desde então, foi instituído o Dia Internacional Contra a Corrupção. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.
O tema para a celebração da data, neste ano, é “Poder Público e Sociedade Civil no Combate à Corrupção”. Após a abertura, no MPMG, foi realizada a palestra “O Controle social no combate à corrupção”, pelo procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, seguida pela sessão de autógrafos de seu livro “200 anos de Independência do Brasil – Das margens do Ipiranga à margem da sociedade”.
Na parte da tarde, os organizadores programaram dois painéis: “Pilares do programa de integridade” e “Lei de Improbidade Administrativa – Lei Anticorrupção/acordo de leniência – Controle externo e Fiscalização de Contas”, além da exposição “Justiça e Arte: Apresentação do projeto e exposição das charges”, no pilotis do edifício da PGJ.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas