Tribunal de Justiça

TJMG participa de evento pelos 120 anos de JK

Publicados

em

O desembargador José Luiz de Moura Faleiros, integrante da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho no evento “Nos 120 anos do acadêmico Juscelino Kubitschek”, promovido, nesta segunda-feira (7/11), pela Academia Mineira de Letras. Durante a sessão solene, realizada na sede da academia, foram realizadas três palestras. Estiveram presentes Maria Estela Kubitschek Lopes e Jussarah Kubitschek Lopes, filha e neta de JK, que vieram especialmente do Rio de Janeiro para o evento comemorativo.

Not---Academia-Mineira-de-Letras6.jpg
Evento comemorativo foi realizado na Academia Mineira de Letras, com a presença da filha de Juscelino Kubitschek, Maria Estela Kubitschek Lopes (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Do TJMG, também estavam presentes o ex-presidente do TJMG e ocupante da cadeira nº 29 da AML, desembargador aposentado José Fernandes Filho; e a superintendente de Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similiar, desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza.

O professor João Antônio de Paula ministrou a palestra “JK e o desenvolvimento”. Já o arquiteto e urbanista Maurício Campomori deu uma aula sobre arquitetura e urbanismo. O acadêmico Angelo Oswaldo fez a palestra intitulada “Um modernista no poder”.

O desembargador José Luiz de Moura Faleiros disse que se sentiu honrado em representar o TJMG e o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho no evento. “Considero essa comemoração um evento da maior importância, tendo em vista a grandiosidade da figura de Juscelino Kubitschek. De chefe de gabinete do governador Benedito Valadares, na década de 1930, à Presidência da República, na década de 1950, ele foi um homem que deixou marcos significativos para o País”, afirmou.

Not---Academia-Mineira-de-Letras.jpg
O desembargador José Luiz de Moura Faleiros representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho no evento na AML (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O magistrado lembrou da construção de Brasília e das obras em Belo Horizonte, entre outras ações que resultaram, em sua opinião, num patrimônio valiosíssimo para o País. “JK foi, sem dúvida, uma das figuras mais ilustres que Minas Gerais já teve. Por tudo que ele fez e representa para o Estado e para o Brasil, essa comemoração da AML é da mais alta relevância. Ele foi uma liderança mundial, um homem visionário e com ideias avançadas para a sua época. Sua trajetória, desde a saída de Diamantina, foi marcante, tanto na vida pública quanto na vida pessoal”, ressaltou.

Leia Também:  TJMG participa do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, em Brasília

A iniciativa da AML pretende gerar conhecimento crítico e reflexivo sobre os chamados “Anos JK”, seja em Minas Gerais, onde Juscelino foi prefeito e governador de Estado, ou em Brasília, como presidente da República. Na AML, o político ocupou a cadeira nº 34, cujo patrono é Thomas Gonzaga. Fundada por Mendes de Oliveira, a cátedra também foi ocupada por Noraldino Lima, e, depois de JK, por Afonso Arinos, Gerson Bozon e Orlando Vaz Filho.

Entre outros livros, JK escreveu “Meu caminho para Brasília”, “Por que construí Brasília” e “A marcha do amanhecer”. “Juscelino Kubitschek também precisa ser lembrado como um estadista que valorizou a educação, a cultura e as artes. Ele se cercou dos mais competentes e brilhantes cérebros de seu tempo. Além disso, era um presidente agregador e que construía pontes entre as pessoas”, afirmou o presidente da AML, Rogério Faria Tavares.

Ele lembrou ainda que Juscelino Kubitschek foi eleito por unanimidade, em 1974, para ocupar uma cadeira na AML. “Seu nome é imantado, provoca saudade e seduz gerações e gerações de brasileiros pela potência das suas realizações, pela sua história, pelo valor da sua contribuição ao Brasil e também pelo seu caráter, por seu estilo simpático, ameno, agradável, agregador, civil e elegante. Por tudo isso, hoje é dia de celebrar o legado perene de Juscelino Kubitschek, que encontrou na AML acolhimento, abrigo e morada física e intelectual. Hoje, aqui vive sua memória e aqui estamos para festejá-la”, lembrou.

Leia Também:  Companhia aérea deve indenizar mãe impedida de embarcar com o filho
Not---Academia-Mineira-de-Letras7.jpg
O acadêmico da AML e ex-presidente do TJMG, desembargador aposentado José Fernandes Filho, também prestigiou a sessão comemorativa (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente da AML agradeceu a presença dos magistrados que prestigiaram o evento e ressaltou que o TJMG é um parceiro e um amigo da AML há muitos anos. “A amizade entre a Academia e o Tribunal é sempre renovada.”

Palestras

A palestra de Maurício Campomori abordou a arquitetura e o urbanismo modernistas, fortemente ligados à figura de JK. Para ele, as ideias modernistas encontraram tradução no modernismo arquitetônico que influenciou também a cultura.

Já o acadêmico Angelo Oswaldo falou sobre a trajetória do político e intelectual, que saiu de Diamantina para estudar Medicina. Na capital, acompanhou a movimentação de um grupo literário capitaneado por Carlos Drummond de Andrade. Ao chegar ao poder, projetou a obra de Oscar Niemeyer e fez com que a produção do modernismo fosse absorvida por seus contemporâneos.

Not---Academia-Mineira-de-Letras5.jpg
A desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza estava entre os convidados do evento, que contou com três palestras sobre o legado de JK (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O professor João Antônio de Paula abordou JK e o desenvolvimento, explicando a importante participação que o homenageado teve na política mineira e no cenário nacional. Suas iniciativas foram chamadas de desenvolvimentistas e contribuíram para diversos avanços no País.

Nesta terça-feira (8/11), às 17h, Dom Walmor, também integrante da AML, celebra uma missa em ação de graças, no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis da Pampulha, conhecida como Igrejinha da Pampulha. A celebração integra as comemorações da AML pelos 120 anos do nascimento de Juscelino Kubitschek.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de homenagem aos 70 anos do Setcemg

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA