Tribunal de Justiça

TJMG participa de evento que celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicados

em

A coordenadora-geral do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Márcia Maria Milanez, representou, nesta sexta-feira (19/5), o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no evento “Plantando a Esperança, Reflorestando o Amanhã”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde).

A atividade celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nessa quinta-feira (18/5), e foi realizada na sede da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), em Belo Horizonte.

not---Dia-Nacional-da-Luta-Antimanicomia---3---.jpg
Desembargadora Márcia Maria Milanez representou o presidente do TJMG durante o evento (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Durante o evento, que também contou com a presença de movimentos sociais ligados à luta antimanicomial, foi exibido o documentário “Em Nome da Razão”, do cineasta mineiro Helvécio Ratton. O documentário mostra o cotidiano de pacientes internados no Hospital Colônia de Barbacena, instituição psiquiátrica amplamente conhecida. O cineasta participou de debate sobre o tema.

“É um dia muito importante na luta antimanicomial. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais está irmanado com todos aqueles que defendem os direitos humanos e estão buscando mais dignidade para aqueles que têm transtorno mental ou alguma deficiência. Temos que falar sem preconceito. É a maneira que temos de dar dignidade para essas pessoas”, disse a coordenadora-geral do PAI-PJ, desembargadora Márcia Maria Milanez.

Leia Também:  Posse de Lula: veja quem são as atrações confirmadas para o evento

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do MPMG, promotor de justiça Luciano Moreira de Oliveira, afirmou que o evento busca a conscientização dos operadores de Direito sobre a necessidade de um cuidado humanizado para pessoas com transtornos mentais. “É um evento de encontro do sistema de Justiça com os usuários e movimentos sociais. É a partir deles que precisamos entender e organizar nossa atuação”, frisou.

not---Dia-Nacional-da-Luta-Antimanicomia.jpg
Evento foi realizado nesta sexta-feira (19/5) na Associação Mineira do Ministério Público (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O cineasta Helvécio Ratton destacou que, embora com avanços, a luta antimanicomial ainda não terminou. “Há muito caminho pela frente para chegarmos a uma situação favorável aos portadores de transtornos mentais. Embora muita coisa tenha mudado, sabemos que muita coisa ainda precisa mudar. O que está presente no documentário é a realidade dos manicômios brasileiros”, afrmou.

O evento também contou com apresentação do grupo musical Trem Tan Tan, composto por usuários dos serviços de saúde mental.

Presenças

Além da desembargadora Márcia Maria Milanez, também compuseram a Mesa de Honra da abertura do evento a secretária-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Cláudia Ferreira Pacheco de Freitas, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do MPMG, promotor de justiça Luciano Moreira de Oliveira; o 2º vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotor de justiça Francisco Chaves Generoso, representando a presidente da AMMP, promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral Larissa Rodrigues Amaral; a superintendente do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira; e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Aparecida Machado.

Leia Também:  Cancelamento de reserva de voo gera indenização por danos morais

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Secretaria de Educação participa de projeto artístico e cultural lançado pelo Ministério Público

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA