Tribunal de Justiça
TJMG participa de palestra que marca abertura do projeto Antes do Voto, do TRE-MG

O superintendente de Transportes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens, representou o presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na palestra “Eleições 2024: disputas reais no limiar da Inteligência Artificial”, promovida nesta quinta-feira (7/3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG).
A apresentação da palestra, proferida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano de Azevedo Marques Neto, marcou a abertura do projeto “Antes do Voto”, realizado em anos eleitorais pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJE-MG), que tem como direto executivo o desembargador do TJMG Joemilson Donizetti Lopes, também presente no evento.

O desembargador Júlio César Lorens ressaltou a parceria entre as instituições e destacou a importância de tratar sobre o assunto que aborda a Inteligência Artificial (IA) e as eleições.
“O evento de hoje consistiu, basicamente, em discutir o que teríamos de recursos para combater males que podem surgir em decorrência da aplicação e utilização indevida da IA, composta por um sistema computacional que envolve vários recursos para obter conteúdos sintéticos. Isso não afeta somente a Justiça eleitoral, não afeta somente a convicção do eleitor, isso vai além, pois afeta a própria pessoa de qualquer cidadão”, disse.
O presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, ponderou que a abertura do projeto, assim como a palestra proferida pelo ministro do TSE, faz parte dos planos preparatórios para as eleições 2024. O objetivo, segundo ele, é que o pleito seja seguro, legítimo, transparente e dê à população e aos candidatos toda a segurança que um processo eleitoral requer.
“A atuação da Justiça Eleitoral no enfrentamento à desinformação nas eleições ganhou especial atenção no atual contexto. Por isso, ouvir o ministro neste momento é uma oportunidade para ampliarmos nossas percepções e olharmos, com clareza, o futuro que se desenha”, disse o presidente do TRE-MG.

Palestra
O ministro Floriano de Azevedo Marques Neto destacou o impacto da tecnologia e do mundo digital no jogo eleitoral, realidade enfrentada pelo menos desde as eleições de 2018, e como é a relação dessa tecnologia com a Justiça.
Ele apresentou inovações e pontos agora inseridos na normativa feita pelo TSE para as eleições de 2024. “A cada dois anos, a Justiça eleitoral lida com novas circunstâncias e desafios ditados pela evolução tecnológica. Todos nós sabemos, e a Justiça eleitoral vive nessa realidade, que a reação da Justiça tem que ser muito rápida, sob pena de ela ser inútil. O jogo eleitoral é muito estreito, tem um período muito curto e os fatos eleitorais produzem efeitos se a Justiça não reagir rapidamente. Então, levar essas premissas, esses desafios, compartilhar isso num estado como Minas Gerais, é fundamental. Porque certamente a trincheira da Justiça eleitoral nessas eleições está fazendo o desafio local de enfrentar o impacto da tecnologia em cada colégio eleitoral”, concluiu.
Projeto
O projeto Antes do Voto foi concebido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG no final de 2015 para promover, em anos eleitorais, eventos de caráter informativo acerca das regras aplicáveis a cada eleição. O objetivo é divulgar a legislação eleitoral entre os principais atores do processo eleitoral, tais como candidatos em potencial, agremiações partidárias, pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, bem como juízes, promotores e servidores da Justiça eleitoral.
Presenças
Também estiveram presentes no evento o ex-presidente do TJMG desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o desembargador Alexandre Victor de Carvalho; o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; a vice-presidente administrativa da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; o promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen Pelegrini, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o procurador da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais Matheus Fernandes Figueiredo Couto, representando o governador Romeu Zema; além de juízes eleitorais, ex-presidentes do TRE-MG, representantes da Defensoria Pública, polícias Civil e Militar, deputados estaduais e demais autoridades.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF