Tribunal de Justiça

TJMG participa de seminário sobre Repressão e Assistência às Vítimas de Tráfico de Pessoas

Publicados

em

O desembargador Delvan Barcelos Júnior, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participou, nesta segunda-feira (31/7) em Brasília, do Seminário Internacional sobre Repressão e Assistência às Vítimas de Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Not---Oficina-sobre-Producao-de-Provas-no-Processo-Judicial-nos-Casos-de-Trafico-de-Pessoas-Dr-Delvan.jpg
Desembargador Delvan Barcelos Júnior esteve no seminário nesta segunda-feira (31/7) (Crédito: Gláucio Dettmar/CNJ)

Com o objetivo de apresentar boas práticas na assistência e investigação de casos de tráfico de pessoas, a iniciativa foi destinada a magistrados, acadêmicos, sociedade civil e órgãos governamentais.

Durante o seminário foram abordados assuntos como a cooperação internacional na investigação de casos de tráfico de pessoas e apresentadas experiências na identificação, resgate e assistência das vítimas de tráfico.

“O seminário internacional ora promovido pelo CNJ busca mostrar a relevância da questão, suas consequências, o grave atentado à dignidade das vítimas. Procurando identificar e disseminar boas práticas no enfrentamento desses crimes, principalmente na produção das provas de tais delitos, através de oficinas envolvendo magistrados da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal e da Justiça Estadual”, afirmou o desembargador Delvan Barcelos Júnior.

Segundo ele, o tráfico de pessoas é a terceira prática criminosa mais rentável, movimentando cerca de US$ 32 bilhões por ano. “Ouvimos as experiências de outros países, como o Paraguai e Argentina, sobre o tráfico de pessoas e a proteção e amparo às vítimas”, ressaltou.

Leia Também:  TJMG promove audiência pública para ouvir pessoas em situação de rua na Grande BH

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, ressaltou, durante discurso na abertura do evento, a importância de abordar um tema sensível em um “debate de enorme relevância para a sociedade contemporânea”. A ministra ainda refletiu sobre uma terrível realidade, onde é preciso “prevenir, combater, proteger e ajudar vítimas, respeitando os direitos humanos”.

O seminário, realizado um dia após a data instituída como Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, contou com a participação de representantes da Polícia Federal; do Ministério Público Federal e do Trabalho; do Ministério do Trabalho e Emprego brasileiros, além do Departamento de Justiça dos Estados Unidos; da Unidade Especializada na Luta Contra o Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Crianças do Paraguai; e da Procuradoria de Tráfico e Exploração da Argentina.

Oficinas

O desembargador do TJMG participou também de oficina sobre a Produção de Provas no Processo Judicial nos Casos de Tráfico de Pessoas. A atividade, realizada nesta segunda segunda (31/7) e terça-feira (1/8), visa a identificação de boas práticas, desafios e a proposição de estratégias coordenadas para aprimoramento da atividade judicial de enfrentamento ao tráfico de pessoas pela Justiça brasileira.

Leia Também:  O Dogma da Reencarnação é tema de palestra no TJMG

“A atividade de fiscalização dirigida, realizada pelo Ministério do Trabalho, tem surtido grande efeito no combate ao trabalho escravo e resgate das vítimas, inclusive em âmbito transnacional. Como o crime do tráfico de pessoas tem objetivos diversificados, às vezes nos passa despercebido quando tratamos de casos de adoção. Daí a importância da Justiça Estadual integrar a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas, promovendo a troca de informações e compartilhamento de provas, contribuindo para a investigação e prevenção, bem assim para a condenação dos responsáveis”, disse o desembargador Delvan Barcelos Júnior.

Not---Oficina-sobre-Producao-de-Provas-no-Processo-Judicial-nos-Casos-de-Trafico-de-Pessoas-Dr-Delvan1.jpg
Desembargador do TJMG também participou de oficinas (Crédito: Gláucio Dettmar/CNJ)

A iniciativa, destinada apenas a magistradas e magistrados, foi promovida pelo CNJ em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  O Dogma da Reencarnação é tema de palestra no TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA