Tribunal de Justiça

TJMG participa de solenidade de homenagem ao artista Oscar Araripe

Publicados

em

O superintendente do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wanderley Salgado de Paiva, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em sessão solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para outorga do título de Doutor Honoris Causa ao pintor e escritor Oscar Araripe. O evento foi realizado na última quinta-feira (1/12), no salão nobre da Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro.

Not-oscar-araripe.jpg
Pintor e escritor Oscar Araripe e desembargador Wanderley Paiva ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O desembargador Wanderley Paiva foi um dos 28 integrantes da comissão de honra do homenageado, ao lado de magistrados e autoridades ligadas à trajetória de Oscar Araripe. “Fiquei muito honrado em representar o TJMG, pois Oscar Araripe se tornou uma figura de grande relevância nacional com seus escritos e pinturas e, hoje, mora em Minas Gerais, na cidade de Tiradentes”.

Oscar Araripe

Oscar Araripe nasceu em 19 de Julho de 1941, no Rio de Janeiro e formou-se em Direito em 1968, pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. É pintor, desenhista, escritor, ensaísta, crítico e teórico de Arte e Cultura, arte-educador, jornalista e animador cultural. Foi um membro fundador da Insea – Sociedade Internacional de Educação Através da Arte.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho abre a 28ª Semana do Servidor

É cidadão honorário de Tiradentes (MG), onde mora e tem estúdio desde 1990, e fundador do Instituto da Liberdade Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e da Academia de Letras Jurídicas de São João Del Rei e Tiradentes. Além do recente título de Doutor Honoris Causa foi agraciado também com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Legislativo fluminense e recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais.

Em setembro de 2017, doou uma de suas obras ao TJMG. A peça “Tiradentes, o Animoso Alferes” (1992) é uma acrílica sobre tela sintética de 3x3m, baseada no poema épico “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. É uma versão de um quadro que está na Faculdade Nacional de Direito. A obra já foi exposta nos Museus da Inconfidência, em Ouro Preto, e da República, no Rio de Janeiro, entre outros locais.

Not-oscar-araripe1.jpg
Reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, entrega o título de Doutor Honoris Causa ao artista Oscar Araripe ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
 

Leia Também:  Lula defende participação de países emergentes na governança global

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG celebra acordo de cooperação com o TJRJ sobre o caso da 123 Milhas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA