Tribunal de Justiça

TJMG participa de solenidade de posse de novos juízes no TRE-MG

Publicados

em

O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta sexta-feira (14/7), na solenidade de posse dos juízes Antônio Leite de Pádua e Marcos Lourenço Capanema de Almeida no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Not---Posse-no-TRE-dos-juizes-Antonio-Leite-de-Pauda-e-Marcos-Lourenco._3.jpg
Cerimônia realizada no TRE-MG foi conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini (Crédito: Euler Júnior/TJMG)

Antônio Leite de Pádua tomou posse no cargo de Juiz Membro Substituto – Classe Juiz de Direito e Marcos Lourenço Capanema de Almeida foi reconduzido ao cargo de Juiz Membro Substituto – Classe Jurista. na Corte Eleitoral mineira. Ambos vão atuar no biênio 2023/2025.

Instituições parceiras

O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, que em 26/6 assumiu a vaga de desembargador substituto no TRE-MG, afirmou ser uma honra representar o presidente José Arthur Filho na posse de dois novos membros da Corte Eleitoral. Para ele, a entrada de novos integrantes oxigena a instituição e contribuiu para um processo eleitoral mais seguro. “São profissionais competentes que percorreram um árduo caminho constitucional para chegarem onde estão. A posse dos dois magistrados evidencia a consolidação da democracia em Minas Gerais e no Brasil. As duas instituições, TRE-MG e TJMG são parceiras e estão muito afinadas, buscando o ideal comum de bem servir à população”, salientou.

O presidente do TRE-MG, desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini, que conduziu a cerimônia de posse dos dois novos magistrados, enalteceu a chegada dos colegas à Corte Eleitoral. Ele afirmou que a instituição ganha dois novos profissionais que percorreram diferentes trajetórias na carreira, um atuando como defensor público e outro um juiz de carreira. “Devo destacar que ambos carregam na bagagem uma longa experiência na matéria eleitoral e vão nos ajudar muito nos próximos dois anos. A chegada de ambos traz segurança e transparência para nós da Corte Eleitoral, o que considero muito positivo. São grandes reforços para a nossa equipe”, afirmou.

Leia Também:  UAI Barbacena incorpora novos serviços do Detran-MG
Not---Posse-no-TRE-dos-juizes-Antonio-Leite-de-Pauda-e-Marcos-Lourenco._4.jpg
O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, que também integra a Corte Eleitoral, representou o presidente do TJMG ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

Experiência

O defensor público Marcos Lourenço Capanema de Almeida agradeceu a presença de parentes e amigos na cerimônia de posse e a confiança da Presidência da República que escolheu seu nome de uma lista tríplice apresentada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “Na Corte Eleitoral mineira vou continuar atuando no Direito Eleitoral, área que tenho grande experiência. Fico feliz também por ser representante da Defensoria Pública do Estado neste egrégio Tribunal Regional Eleitoral”, disse o empossado.

O magistrado Antônio Leite de Pádua afirmou ser uma grande satisfação fazer parte da Corte Eleitoral de Minas Gerais. “Ao longo da minha carreira de magistrado acumulei experiência eleitoral atuando como juiz eleitoral em primeiro grau. Agora o desafio é atuar em segundo grau, trabalhando com retidão e muita seriedade, principalmente no próximo pleito eleitoral em 2024”, ressaltou.

Homenagem

Ao final da solenidade, o presidente do TRE-MG, desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini, homenageou a advogada Edilene Lobo, indicada em janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como ministra substituta. Ela vai assumir o cargo em substituição ao ministro André Ramos Tavares, que passou a ocupar cadeira como titular do TSE na classe de juristas.

Edilene Lobo é a primeira mulher negra a integrar o TSE. Mineira de Taiobeiras, Norte de Minas Gerais, ela é doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Direito pela UFMG. Também é professora de Direito da Universidade de Itaúna, além de atuar como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual. Edilene também é autora de livros e artigos jurídicos.

Trajetórias

Antônio Leite de Pádua é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. No ano de 1996, foi aprovado no concurso público para o cargo de Juiz de direito do Estado de Minas Gerais. Até obter a primeira promoção, atuou como juiz do Juizado Especial de Belo Horizonte, juiz da 2ª Vara Criminal e Infância e Juventude de Betim, juiz das Comarcas de Morada Nova de Minas e São Francisco, quando, no ano de 1998, foi promovido, por merecimento, para a Comarca de Novo Cruzeiro. Também atuou nas Comarcas de Diamantina e Contagem, antes de ser promovido para a capital em 2013, onde se encontra até o momento. Atuou como juiz eleitoral nas Comarcas de Morada Nova de Minas, São Francisco, Novo Cruzeiro e Contagem.

Leia Também:  Michelle ironiza caso das joias em cerimônia de posse do PL Mulher
Not---Posse-no-TRE-dos-juizes-Antonio-Leite-de-Pauda-e-Marcos-Lourenco._1.jpg
O defensor público Marcos Lourenço Capanema de Almeida, o desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini e o juiz Antônio Leite de Pádua (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Marcos Lourenço Capanema de Almeida é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu o mestrado em direito pela UFMG em 2009. Tomou posse como Defensor Público do Estado de Minas Gerais em 2015 e, atualmente, é titular da Defensoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Contagem e membro do conselho deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Estado de Minas Gerais. Exerce o magistério jurídico desde 2005, lecionando em diversas instituições de ensino. Atualmente é professor de Direito Eleitoral da Universidade Fumec.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de posse, o vice-presidente e Corregedor da Corte Eleitoral Mineira, desembargador Ramon Tacio de Oliveira; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; além de parentes e amigos dos empossados, juristas, representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Contas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho entrega novos certificados referentes à Agenda 2030

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA