Tribunal de Justiça
TJMG participa de solenidade do Dia Internacional Contra a Corrupção no MPMG

O desembargador Tribunal de Justiça de Minas Gerais João Cancio de Mello Júnior representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na solenidade do Dia Internacional Contra a Corrupção, realizada nesta quarta-feira (6/12), na sede da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O evento faz parte da programação da Semana Contra a Corrupção 2023, que segue até sexta-feira (8/12), e é uma iniciativa da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG) e do MPMG, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
A Mesa de Honra foi composta pelo procurador-geral de Justiça adjunto institucional do MPMG, Carlos André Mariani Bittencourt, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pelo desembargador do TJMG João Cancio de Mello Júnior; pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Diniz; pelo corregedor-geral do MPMG, Mário Drummond da Rocha; pela ouvidora do MPMG, promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus; pela procuradora da República Letícia Ribeiro Marchetti, representando o procurador chefe regional da República da 6ª Região, Patrick Salgado Martins; pelo coordenador-executivo da Arcco-MG e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Cao-PP), promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues; pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), Daniel de Carvalho Guimarães; e pela vice-presidente da Associação Mineira do MPMG, Luz Maria Romanelli de Castro.
Para o desembargador João Cancio, o evento é importante para reforçar o combate às práticas de corrupção: “Iniciativas como esta, em prol da luta contra a corrupção, são fundamentais para o país”, disse.

O governador Romeu Zema afirmou que faz questão de participar do evento por acreditar na luta contra a corrupção: “Um dos pontos que considero mais importante, em qualquer governo, é combater a corrupção. E esse combate nunca vai acabar.”
20 anos da Convenção de Mérida
O coordenador-executivo da Arcco-MG e do Cao-PP, promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues, ressaltou que o Dia Internacional Contra a Corrupção está completando 20 anos. “Em 6 de dezembro de 2003 foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México, por uma centena de países, inclusive o Brasil. Essa data se tornou histórica. É preciso fortalecer a transparência, mas acima de tudo, incentivar a participação popular na gestão da coisa pública.”
O procurador-geral de Justiça adjunto institucional do MPMG, Carlos André Mariani Bittencourt, falou sobre o papel do Ministério Público ao longo dos 20 anos da Convenção de Mérida: “Nos aprimoramos. Criamos os primeiros centros de apoio operacionais e continuamos evoluindo. Estamos aqui para enfatizar e refletir sobre o que é possível fazer para evoluir no combate à corrupção e à improbidade administrativa e tentar obter caminhos objetivos, rediscutir, repensar, e refletir sobre soluções.”

Durante o evento foi realizado o lançamento simbólico da exposição de charges da 2ª edição do Projeto Justiça e Arte, que estará aberta ao público a partir de quinta-feira (7/12), às 19h30, no foyer do Teatro Francisco Nunes, no Centro de Belo Horizonte.
A abertura da Semana Contra a Corrupção 2023 contou, ainda, com a palestra “Novos instrumentos de enfrentamento à corrupção”, proferida pela promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Rita Tourinho.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais