Tribunal de Justiça

TJMG participa do Conbrascom, maior evento de comunicação do Sistema de Justiça

Publicados

em

A XVII edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascon), o maior evento de Comunicação do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em Belém (PA), terminou nesta sexta-feira (10/11). Nos três dias do evento, foram realizadas palestras, debates e a divulgação dos vencedores do tradicional Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que completa 20 anos em 2023. O tema deste ano foi “Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”.

Not-Des.-JoseAmerico-no-Para.jpg
O superintendente de Comunicação Institucional do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa (centro) compôs a Mesa de Honra abertura do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Crédito: Érika Miranda/TJPA)

Na abertura do Congresso, realizada na quarta-feira (8/11), o superintendente de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Américo Martins da Costa, compôs a Mesa de Honra, ao lado da presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Débora Diniz, da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (DP-RJ); do diretor de Comunicação do TJPA, Will Montenegro; do diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região (PA-AP); Edney Pereira; do defensor público-geral do Estado do Pará, João Paulo Lêdo; da subdefensora pública-geral do Estado do Pará, Mônica Belém; e da analista de comunicação do Ministério Público do Trabalho da 8a Região, Tamiles do Espírito Santo Costa.

O diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino, também participou do Conbrascon 2023, que reuniu em torno de 250 participantes, entre assessores de comunicação da área do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, tribunais de contas, associações, OABs e entidades diversas.

O superintendente de Comunicação do TJMG disse que o evento “tratou de assuntos que perpassam o dia-a-dia da comunicação do sistema de justiça, como o combate às fakes news; e a necessidade do uso de linguagem simples, clara e objetiva para democratizar a informação”.

Leia Também:  Presidente do STF e CNJ se reúne com presidentes de tribunais mineiros

Ele ressaltou “a significativa troca de experiências entre os assessores do sistema de justiça que fortalecem ainda mais a comunicação da área, resultando em aplicar novos conhecimentos em suas atuações diárias, nos campos de trabalho”.

Not-Des.-JoseAmerico-no-Para--2-.jpg
Encontro de três dias teve palestras, debates e a divulgação dos vencedores do tradicional Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que completa 20 anos em 2023 (Crédito: Érika Miranda/TJPA)

O desembargador destacou também que “a participação do TJMG, no evento, demonstra que a área de comunicação do tribunal mineiro está atenta aos assuntos de maior relevância do sistema de justiça, bastante reconhecido no Brasil pela alta qualidade dos trabalhos e profissionais qualificados”.

Experiências

A presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Débora Diniz, afirmou que o Congresso tratou de uma série de assuntos relevantes, mas “teve como ponto alto a possibilidade de realização de uma troca de experiências entre visões bem diferentes e plurais”. “Temos um pais enorme com peculiaridades em cada região e em cada estado, e aqui temos oportunidade de ver essa diferença, de conhecer o que tem sido feito na comunicação nos diversos lugares e nos diversos órgãos. Todos os participantes levam para casa um pouquinho dessas experiências”, frisou.

Débora Diniz disse ainda que o Congresso propiciou aos presentes “um momento de reafirmação do compromisso na defesa da democracia e da cidadania”. “Tudo que nossos órgãos e instituições oferecem para os usuários só pode chegar até eles por meio de um trabalho de comunicação efetiva, criativa e inclusiva. É sobre isso que o evento trata”, salientou.

not-conbrascon-assessores.png
Grupo de assessores de comunicação que participou de uma das reuniões setoriais ( Crédito : Divulgação/TJPA )

Palestras

Na palestra de abertura, na quarta-feira (8/11), a jornalista Cristina Serra abordou o tema: “A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”. A mediação foi de Taciana Giesel Cuadros.

Leia Também:  Missa em Ação de Graças em Belo Horizonte celebra 150 anos da Corte mineira

No segundo dia, na manhã de quinta-feira (9/11), houve os seguintes painéis: “Debate Oito de janeiro e o trabalho da comunicação das instituições”, mediado por Mariana de Oliveira, com Grazielle Albuquerque e Juliana Dal Piva; e “Debate Paz, justiça e instituições eficazes: como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16”, mediado por Ana Cristina Rosa, com Patrícia Martins e Fábio Castro.

À tarde, ocorreram a apresentações e votações de cases, finalistas do Prêmio de Comunicação e Justiça, nas categorias Comunicação Interna, Fotografia, Mídia Audiovisual, Mídia Digital, Mídia Radiofônica, Mídia Social, Campanha Institucional, Publicação Impressa Especial, Relacionamento com a Mídia, Reportagem Escrita e Vídeo Institucional. Em seguida, foi a vez do painel: “Amazônia: a pauta é uma arma de combate”, mediado por Bianca Felipasen, com palestras de Fabiana Moraes da Silva e Thuane Rodrigues Nascimento.

not-desjoseamerico-forumcomunicacao-tjpa.jpg
Evento reuniu reuniu em torno de 250 participantes, entre assessores de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, tribunais de contas, associações, OABs e entidades diversas (Crédito: Érika Miranda/TJPA)

No último dia, nesta sexta- feira (10/11) ocorreram reuniões setoriais com assessores de comunicação, e o painel “O acesso à Justiça e os caminhos da comunicação” foi com palestras de Isabela Jatene, Jean Ferreira e Débora Diniz. Em seguida, houve a plenária final. O evento será encerrado com divulgação dos vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

O desembargador José Américo Martins da Costa parabenizou os participantes do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, o TJPA, e demais apoiadores na realização do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Anel Rodoviário e Avenida Amazonas são as vias com maior número de acidentes envolvendo pedestres do estado

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA