Tribunal de Justiça

TJMG participa do II Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário

Publicados

em

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e coordenador geral do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), desembargador Alberto Vilas Boas, representou o TJMG, entre 4/10 e 6/10, em Bonito (MS), no II Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, organizado pelo Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul (CIJEMS) e da Escola Judicial de MS (Ejud-MS). O evento teve a participação de membros do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça de tribunais de todo o país.

No evento, foram debatidos, entre outros temas, práticas de cooperação entre os diversos Centros de Inteligência do país, na identificação e tratamento adequado das demandas estruturais, repetitivas ou de massa, e o fortalecimento da adoção de medidas autocompositivas e dos microssistemas de precedentes qualificados e de ações coletivas, e o combate ao abuso de direito de ação frente ao fenômeno da explosão de litigiosidade verificada nos últimos anos.

not-encontro-centros-de-inteligencia.jpg
O desembargador Alberto Vilas Boas (terceiro, da esq. para a dir.), a juíza Mônica Silveira Vieira (segunda, da dir. para a esq.) e servidores do CIJMG e TJMG que participaram do encontro (Crédito: Divulgação/TJMG)

A programação do evento teve palestras, painéis de discussão e oficinas práticas, que destacaram a necessidade de se abandonar a atuação jurisdicional cartesiana, linear e fragmentada e de se adotar um pensamento sistêmico para a identificação e solução de problemas complexos, facilitado pela atuação em rede dos Centros de Inteligência. Reforçou-se também a potencialidade da cooperação judiciária para a gestão da litigância, e a importância da adoção de uma inteligência coletiva e colaborativa interinstitucional na gestão e controle de precedentes qualificados e da litigância predatória.

Leia Também:  Deputado Maurício do Vôlei Dá o Saque Inicial e Faz um Ace no Encontro Estratégico no Resort Balneário do Lago

Além do desembargador Alberto Vilas Boas, também participaram do Encontro a juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência e membro do Grupo Operacional do CIJMG, Mônica Silveira Vieira, e servidores do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), da Gerência de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, de Apoio à Gestão de Gabinetes e de Registro de Julgamentos (GEAG) do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPNAC) do TJMG.

A juíza Mônica Silveira proferiu, em 5/10, palestra intitulada “Demandas predatórias: gestão e controle”, na qual abordou algumas das práticas desenvolvidas pelo TJMG, por meio de setores ligados à 1ª Vice-Presidência em interlocução e cooperação permanente com o CIJ. Ela afirmou que, para se fazer a gestão da litigância, é necessário que o judiciário tenha a compreensão do que é o abuso do direito de ação, por meio do entendimento do problema, da análise e uso de parâmetros técnicos e teóricos existentes (notas técnicas, ações formativas e atuação em rede) e da percepção da dimensão e dos reflexos que a tomada de decisões podem gerar nessa gestão.

Leia Também:  Centrais de Audiência de Custódia iniciam atividades em Contagem e Uberlândia

A juíza auxiliar também ministrou oficina, em conjunto com a juíza Janine Rodrigues, membro do Centro de Inteligência da Justiça do TJMS, com a temática “Demandas Predatórias”, na qual foram trabalhados casos práticos que abordaram métodos de atuação frente a indícios de prática de litigância predatória.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, participou ativamente das oficinas ofertadas no encontro. Na quinta-feira (5/10), no ateliê Práticas de Cooperação, ofertado pelo desembargador Sílvio Neves Baptista Junior (TJPE), ele debateu com os demais membros presentes problemas relacionados à cooperação judiciária, auxiliando na solução de problemas vivenciados por outros tribunais e expôs acerca dos termos de cooperação judiciária assinados pelo TJMG com outros tribunais no caso da ação coletiva envolvendo a 123 Milhas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  3ª vice-presidente do TJMG homologa acordo de reparação sobre barragens em Nova Lima

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA