Tribunal de Justiça

TJMG promove ações de conscientização para prevenção do câncer de mama

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apoia a Campanha Outubro Rosa, de conscientização para a prevenção do câncer de mama, por meio de ações de cuidado e sensibilização para o tema. Ao longo deste mês, as equipes da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) estarão nos prédios do Judiciário mineiro dando orientações, tirando dúvidas e disponibilizando material informativo.

not-outubrorosa-2023.jpg
O edifício-sede do TJMG, na Avenida Afonso Pena, ficará iluminado de rosa durante todo o mês de outubro (Crédito: Euler Júnior/TJMG)

Até o final de outubro, o edifício-sede (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra), a Unidade Raja Gabaglia (Avenida Raja Gabaglia, 1.753, Luxemburgo) e o prédio do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública de Belo Horizonte (Avenida Francisco Sales, 1.446, Santa Efigênia), na capital, terão as fachadas iluminadas na cor rosa.

No dia 20, magistrados, servidores e colaboradores estão convidados a usar peças de roupa cor-de-rosa para chamar a atenção, em todas as unidades do Judiciário no Estado, para a importância da prevenção e da busca pelo diagnóstico precoce. O tema também será abordado nos murais internos, nas redes sociais e no Portal TJMG.

Segundo a enfermeira da Gersat Mikelle Bagno, o Outubro Rosa é uma oportunidade de promover conscientização sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente em mulheres, atrás do câncer de pele não melanoma, e a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Leia Também:  17/11 - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

“As evidências científicas apontam que o rastreamento é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, razão pela qual as ações de controle devem ser voltadas para a ampliação da cobertura e da detecção precoce da doença, uma vez que dispõe de tratamento e possibilidade de cura. Neste sentido, por mais um ano, a Gersat realizará ações de apoio à campanha durante este mês”, afirmou a enfermeira.

Sintomas

Este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é a de que o Brasil registre 73,6 mil novos casos da doença. O objetivo da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional que foi criado na década de 1990, é sensibilizar as pessoas para a importância do tema, fortalecendo as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.

Os principais sinais e sintomas de câncer de mama são o aparecimento de nódulos e de alterações na pele da mama e/ou mamilos. Também podem aparecer nódulos no pescoço e axilas. Não há uma única causa para a doença. No entanto, fatores como o envelhecimento, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool e excesso de peso podem estar relacionados ao aparecimento da enfermidade.

Leia Também:  Minas Láctea 2023 promove maior aproximação entre consumidores e laticinistas 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa da abertura do Seminário de Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA