Tribunal de Justiça

TJMG promove ações para a campanha Novembro Azul

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aderiu, pelo nono ano consecutivo, ao Novembro Azul, campanha de mobilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças com grande incidência, como o diabetes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.  Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Not---Novembro-azul-sede-TJMG4.jpg
Servidores do 12º andar do TJMG se mobilizaram para o Novembro Azul ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Nesta sexta-feira (11/11), a Corte Mineira convidou magistrados, servidores, terceirizados e estagiários a manifestarem seu apoio ao Novembro Azul usando roupas com a cor da campanha. A iniciativa teve uma grande adesão, tanto na capital quanto nas comarcas do interior do Estado. Ao longo da semana, a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do TJMG montou um estande para difundir orientações e esclarecer dúvidas a respeito do câncer de próstata e do diabetes.

O estande com a equipe de enfermagem da Gersat esteve no Fórum Cível e Fazendário – Unidade Jurisdicional da Raja Gabaglia, em 8/11; no Edifício Sede do TJMG, com a presença do médico Luciano Bicalho Laranjo, em 9/11; na sede do Juizado Especial de Belo Horizonte, em 10/11; e no Fórum Lafayette, em 11/11.

Leia Também:  Acordo para mutirão de conciliação de processos sobre honorários de advogados dativos é assinado

O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, destacou que a campanha ajuda a quebrar a barreira do preconceito.

“Nós precisamos aprender e perder o medo de falar sobre o câncer de próstata. Temos que quebrar o tabu e a má vontade masculina em buscar a prevenção. Precisamos ter o cuidado com a nossa saúde. O exame de toque retal para diagnosticar o câncer de próstata ou a próstata aumentada tem que ser feito a com regularidade para que os homens tenham a saúde preservada”, disse.

Not---Novembro-azul-Paraopeba.jpg
A Comarca de Paraopeba aderiu à campanha Novembro Azul (Crédito: Divulgação/TJMG)

Além do conteúdo informativo, a equipe da Gersat realizou testes de glicemia capilar, que verifica os níveis de açúcar no sangue da pessoa. Também foram distribuídos marcadores de livros com um QR Code que direciona para uma página do TJMG contendo todos os detalhes do Novembro Azul, como prevenção, fatores de risco, sintomas e exames para detectar as doenças.

De acordo com a servidora Catarina Mafra, da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), o balanço das ações é altamente positivo. “Percebemos que atualmente as pessoas estão mais interessadas. Temos que reforçar todos os anos porque são doenças que podem ser prevenidas ou curadas se o diagnóstico for precoce. Informação é o ponto chave”, destacou.

Leia Também:  Cemig promove workshop para apresentar a nova chamada pública de eficiência energética de 2024
Not---Novembro-azul-sede-TJMG1.jpg
Servidores atenderam ao chamado e trabalharam com roupas azuis nesta sexta-feira (11/11) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Diabetes

A campanha de conscientização do diabetes no TJMG contou a parceria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que disponibilizou o material com o conteúdo informativo sobre a doença.

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, data do nascimento do médico Frederick Banting, descobridor da insulina. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Confira aqui mais fotos da campanha no TJMG.

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TCEMG adere à campanha Se Renda à Infância do Conselho Nacional de Justiça

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA