Tribunal de Justiça

TJMG promove edição especial do projeto Rua de Direitos para mulheres

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Núcleo de Voluntariado e do Comitê PopRua/Jus, promoveu, nesta terça-feira (5/3), a segunda edição do projeto Rua de Direitos – Especial Mulheres, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira (8/3). O evento, que ocorreu no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), em Belo Horizonte, contou com parceria de diversas instituições e atendeu mais de cem mulheres em situação de rua.

Not-rua-direitos-geral.jpg
Mais de cem mulheres em situação de vulnerabilidade social foram atendidas durante a edição especial do “Rua de Direitos” (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Visando promover a autoestima e o acolhimento humanizado do público feminino em estado de vulnerabilidade, a edição especial do Rua de Direitos ofereceu assistência jurídica, orientações sobre benefícios previdenciários, atendimento psicológico, emissão de documentos – como título de eleitor e 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito, serviços de beleza – como cursos de automaquiagem e cabelo, além de rodas de conversa e uma arara solidária com roupas e calçados usados.

Participaram da iniciativa equipes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJMG e do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), que informaram e orientaram as mulheres presentes. O evento foi encerrado com a apresentação da Orquestra Jovem da Corte mineira.

O Rua de Direitos integra o Rua do Respeito, Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado em 2015 pelo TJMG, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Servas, dando origem, no âmbito do Poder Executivo, ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua de Minas Gerais (Comitê PopRua-MG). O TCT foi renovado em 2020 e, com o tempo, outras instituições se integraram ao grupo.

Not-rua-direitos.jpg
Ação é realizada pelo TJMG e parceiros (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, ressaltou o objetivo de levar esperança e melhorar a autoestima das mulheres participantes, assim como comemorar a luta pela sobrevivência e reconhecimento.

Leia Também:  Acusado de atirar em vizinho é condenado a mais de 19 anos de prisão

“É importantíssimo porque dos laços de solidariedade veio a redução das desigualdades sociais. Então, oferecer a essas mulheres, principalmente as que estão em maior situação de vulnerabilidade social, um pouco de dignidade, a oportunidade de acessar documentos e outros benefícios, é algo maravilhoso”, disse.

O corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou mais uma ação de relevância da Corte mineira, o que, segundo ele, aproxima o Judiciário da sociedade. “Ainda mais nesse momento tão marcante, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma ação voltada exclusivamente para o público feminino. Nós já viemos reafirmando na atual gestão que, além do compromisso com a prestação jurisdicional, o Tribunal tem que se aproximar da sociedade e, em especial, tem que trabalhar em favor daqueles que mais necessitam dessa atenção”, avaliou.

Para o juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, é muito importante a aproximação do Judiciário da sociedade por meio de ações práticas voltadas ao público. “O Ciam é um equipamento que atende as mulheres, cis, trans, em situação de vulnerabilidade. E aqui tivemos algumas ações práticas, desde a arara solidária, que valoriza a autoestima, a parte de beleza, mas também tem um atendimento bem qualificado de várias áreas”, concluiu.

Ações

Para a realização do “Rua de Direitos – Especial Mulheres”, o TJMG contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3); Serviço Social Autônomo (Servas); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Prefeitura de Belo Horizonte (PBH); Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); Defensoria Pública da União (DPU); e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Leia Também:  Projeto inédito de saneamento no país irá beneficiar 1,4 milhão de pessoas em 96 cidades do Vale do Jequitinhonha

Foram promovidas, ainda, rodas de conversa sobre violência doméstica, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), e sobre a importância do voto feminino com acesso aos espaços de poder, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Uma das mulheres atendidas no Ciam, Vanessa dos Santos Caetano participou da iniciativa e elogiou o evento por oferecer espaço e serviços às mulheres em situação de rua. “A gente não tem muita condição porque mora na rua. Eu, por exemplo, estou precisando tirar o título, tenho que olhar questões com a Justiça eleitoral. Então, usamos um só dia para resolver tudo. Quando vem uma ação assim, facilita muito a vida da gente. A gente tem mais acesso e é melhor”, disse.

Not-rua-direitos-Vanessa.jpg
Vanessa dos Santos Caetano participou da iniciativa e elogiou os serviços prestados às mulheres (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Presenças

Também prestigiaram e participaram do evento a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a superintendente de Logística e Sustentabilidade, desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas; a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Mariana de Lima Andrade; e a juíza titular do 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Belo Horizonte, Roberta Chaves Soares; além de autoridades de instituições parceiras.

Veja álbum com mais fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do TCEMG é agraciado com a Ordem do Mérito Especial da ALMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA