Tribunal de Justiça
TJMG promove mais uma série de palestras sobre Precedentes Qualificados


“Contribuições para o Aperfeiçoamento da Formação de Precedentes” foi o tema de uma série de palestras realizadas nesta terça-feira (8/8), no Plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O evento foi aberto pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, que representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
A atividade é promovida pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac), órgão ligado à 1ª Vice-Presidência do TJMG, com transmissão pelo Canal do TJMG na plataforma YouTube. Além de três palestras sobre “Precedentes”, durante o evento foram lançados o Manual de Apoio à Gestão de IRDR e IAC e a Enciclopédia de Precedentes Qualificados.
As palestras abordaram os subtemas “Da Adequada Seleção de Casos para a Formação de Precedentes Qualificados”, “Estratégias para Aprimoramento na Enunciação da Tese”, e “Desafios na Formação de Precedentes Qualificados”, e foram proferidas, respectivamente, pelos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Érico Andrade, Dierli Nunes e Gláucio Maciel.
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, ressaltou que o evento é uma continuidade da estratégia adotada pela 1ª Vice-Presidência que objetiva dar visibilidade aos precedentes construídos pelos tribunais superiores e pelos Tribunais de Justiça.
“No nosso entendimento temos que fornecer informações mais detalhadas e organizadas para que os desembargadores, juízes e assessores possam ter espaço adequado para fazer pesquisa e busca de precedentes aplicáveis aos casos a serem julgados. Estamos apresentando a Enciclopédia de Precedentes Qualificados e o Manual de Apoio à Gestão de IRDR e IAC, que viabilizam acesso mais fácil e rápido aos precedentes de todos os tribunais, além de conter regras sobre julgamento de IRDR e IAC, que são de competência ordinária do Tribunal”, afirmou.
O desembargador Alberto Vilas Boas também disse que o evento serve para chamar os desembargadores, juízes e servidores a se aliarem na necessidade de acolher os precedentes e aplicá-los concretamente, em diferentes situações. “Também trouxemos três professores da UFMG, instituição parceira importante na divulgação e estruturação teórica do tema precedente. O corpo técnico da Universidade Federal de Minas Gerais nos dá respaldo para que possamos decidir com mais segurança e qualidade”, acrescentou o desembargador.

Comissão Gestora
A Comissão Gestora do Nugepnac é composta pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; pelo gestor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; pelos desembargadores Fábio Torres de Sousa, Ricardo Cavalcante Mota e Paulo Calmon Nogueira da Gama; pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira; pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle; e pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Adriano Zocche.
O evento desta terça-feira teve ainda a participação do procurador de Justiça André Estevão Ubaldino; do defensor público Felipe Augusto Soledade; e do procurador chefe da Procuradoria de Demandas e Estratégia, advogado Arthur Pereira Matos Filho.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas